https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13324
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
natalianadesouzapaiva.pdf | PDF/A | 357.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Vânia Maria Machado de | - |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Rosane Carmanini | - |
dc.creator | Paiva, Nataliana de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3930869909835242 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:06:10Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13324 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A avaliação educacional tem se constituído como um dos temas que compõem a agenda das políticas públicas no campo da educação, gerando os dados estatísticos e os indicadores educacionais tornaram-se subsídios para o monitoramento das políticas públicas, a partir da coleta, sistematização, análise de dados e divulgação de informações referentes aos alunos, professores e gestores. Este artigo pretende investigar os indicadores educacionais contextuais: Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas (INSE), Indicador de Complexidade da Gestão (ICG), Indicador de Esforço Docente (IED) e Indicador de Adequação da Formação Docente (IAFD) frente aos resultados das escolas da rede pública municipal de Manaus do 5º ano do ensino fundamental que superam suas metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019. O intuito é de contribuir na reflexão do uso de outros indicadores apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) enquanto assessor pedagógico da Rede Pública Municipal de Manaus para ajudar em indícios e caminhos para ações pedagógicas, (re)reformulação de políticas públicas, formação de professores, entre outras ações. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa quantitativa nos Microdados do IDEB e Indicadores Educacionais com amostra aleatória de 15 escolas dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de Manaus. Os resultados apontam que os indicadores educacionais contextuais são complexos, mas importantes para gestão educacional, da escola e da sala de aula e associados podem dar uma perspectiva dos fatores de sucesso no desempenho das escolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | SEMED/MANAUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Os resultados do Ideb 2019 das escolas de anos iniciais da rede pública municipal de Manaus e os fatores contextuais: o que eles nos mostram | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License