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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barboza, Eleuza Maria Rodrigues-
dc.contributor.referee1Oliveira, Vânia Maria Machado de-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rosane Carmanini-
dc.creatorPaiva, Nataliana de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:06:10Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T14:06:10Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13324-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA avaliação educacional tem se constituído como um dos temas que compõem a agenda das políticas públicas no campo da educação, gerando os dados estatísticos e os indicadores educacionais tornaram-se subsídios para o monitoramento das políticas públicas, a partir da coleta, sistematização, análise de dados e divulgação de informações referentes aos alunos, professores e gestores. Este artigo pretende investigar os indicadores educacionais contextuais: Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas (INSE), Indicador de Complexidade da Gestão (ICG), Indicador de Esforço Docente (IED) e Indicador de Adequação da Formação Docente (IAFD) frente aos resultados das escolas da rede pública municipal de Manaus do 5º ano do ensino fundamental que superam suas metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019. O intuito é de contribuir na reflexão do uso de outros indicadores apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) enquanto assessor pedagógico da Rede Pública Municipal de Manaus para ajudar em indícios e caminhos para ações pedagógicas, (re)reformulação de políticas públicas, formação de professores, entre outras ações. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa quantitativa nos Microdados do IDEB e Indicadores Educacionais com amostra aleatória de 15 escolas dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de Manaus. Os resultados apontam que os indicadores educacionais contextuais são complexos, mas importantes para gestão educacional, da escola e da sala de aula e associados podem dar uma perspectiva dos fatores de sucesso no desempenho das escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectSEMED/MANAUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOs resultados do Ideb 2019 das escolas de anos iniciais da rede pública municipal de Manaus e os fatores contextuais: o que eles nos mostrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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