https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13322
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
naamapegadoferreira.pdf | PDF/A | 419.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Vânia Maria Machado de | - |
dc.contributor.referee2 | Juliano, Filipe Romão | - |
dc.creator | Ferreira, Naama Pegado | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7232565227463381 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:59:01Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13322 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente investigação teve por objetivos: descrever e analisar o índice da adequação da formação docente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na rede estadual de educação do estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2018 a 2020, bem como, comparar com os resultados dos discentes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Dentre os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes e sua aprendizagem está a formação docente inicial e continuada, já que o professor tem um papel essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Dos dados coletados menos de 20% e 13,9% dos docentes, da rede estadual, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente, ainda não possuíam formação adequada à disciplina as quais lecionavam, até o ano de 2020. Conclui-se que se faz necessário a continuidade de políticas públicas que além de valorizar o exercício do magistério, formem docentes capazes de lecionar as disciplinas para as quais foram formados inicialmente, diminuindo o distanciamento entre as escolas e as instituições formadoras, além de outros estudos que correlacionem tal índice a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Dados SAEB | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise da adequação da formação docente no estado do RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License