https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
michelecarolinedasilvarodrigues.pdf | PDF/A | 2.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Mariane Ambrósio | - |
dc.creator | Rodrigues, Michele Caroline da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0469397784515103 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:53:50Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:53:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente artigo foi analisar os dados do Censo Escolar referente as escolas e alunos do Paraná no ano de 2019. A motivação para a realização deste estudo decorreu mediante as vivências da autora como docente e analista de dados na Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, na intenção de colaborar com informações sobre o contexto educacional: dimensão, características, identidades e peculiaridades presentes nas diferentes regiões do estado. O procedimento metodológico aplicado foi a análise quantitativa, utilizando dados obtidos através do Banco de Dados do Censo Escolar de 2019, e dados abertos disponibilizados no portal do INEP. Foi elaborada uma cartografia apresentando dados de instituições de ensino e estudantes da rede estadual do Paraná, e as potencialidades e fragilidades desveladas através dos dados estatísticos. A partir da apresentação da perspectiva educacional pública identificada através desta pesquisa, espera-se que seja possível impulsionar a elaboração de políticas públicas, projetos e ações que contribuam para melhoria da qualidade de ensino. Intenta-se que esta investigação seja um instrumento para ações dos diversos departamentos da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, bem como para as próprias Instituições de ensino. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Censo escolar | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Potencialidade e fragilidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Cartografias da educação do Paraná: panorama educacional segundo o censo escolar de 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License