https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13317
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maristelaalvesdasilvateixeira.pdf | PDF/A | 623.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Mariane Ambrósio | - |
dc.creator | Teixeira, Maristela Alves da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0524439533020165 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:42:12Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:42:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13317 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A qualidade da educação é um dos temas mais debatidos na contemporaneidade, além de extremamente relevante e bastante polêmico por estar diretamente relacionado ao desenvolvimento acadêmico e a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho. Com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), metas bienais de qualidade foram estabelecidas de 2007 a 2021, a fim de serem atingidas pelo país, unidades da federação, municípios e escolas (BRASIL, 2014). Este trabalho tem por objetivo a análise das notas obtidas no Ideb de uma escola do Programa Ensino Médio em Tempo Integral – Escola de Autoria da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (REE-MS), nos anos de 2017 e 2019 e, consequentemente, o desempenho dos estudantes nas proficiências de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e dos dados referentes ao fluxo escolar. Para esse estudo foi utilizado dados quantitativos do Ideb coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Censo Escolar à disposição na Plataforma do Instituto. O estudo sinalizou que os resultados do Ideb e os dados do SAEB têm sido informações importantes para análise e reflexão, bem como para subsidiar tomada de decisões conducentes à melhoria da qualidade da educação da escola e, pretende colaborar para uma reflexão dos agentes que podem influenciar na qualidade do ensino oferecido na REE-MS. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | SAEB | pt_BR |
dc.subject | Censo escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola de autoria | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Uma análise do Ideb da Escola Estadual Professor Emygdio de Campos Widal - Escola de Autoria no Ensino Médio - edições 2017 e 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License