Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marilenecardosoguedesdelima.pdfPDF/A666.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Marina Furtado-
dc.contributor.referee2Costa, Mariane Ambrósio-
dc.creatorLima, Marilene Cardoso Guedes de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:38:33Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:38:33Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO indicador de adequação da formação docente corresponde à proporção de professores em conformidade entre a disciplina que lecionam e suas respectivas formações acadêmicas. Em outras palavras, o percentual de docentes com área de atuação diferente da sua formação inicial é o principal objetivo deste artigo. Assim sendo, foi feita uma análise dos dados desse indicador nas 36 escolas da rede estadual do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Foi realizado um levantamento quantitativo através dos dados oficiais declarados no sistema informacional Educacenso, verificando se essa distribuição apresenta conformidade entre a formação docente e a disciplina ministrada. A pesquisa apontou que o percentual de locação de professores com formação adequada para a disciplina que leciona nem sempre corresponde à real formação do educador. Embora os dados mostrem que, para esse indicador, o município tem um percentual melhor que o do estado, ainda há uma tendência para a alocação em turmas incompatíveis com sua formação, e, diante dessa problemática, levantamos questões que afetam diretamente a educação básica no âmbito escolar e na realidade do ensino-aprendizagem dos discentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIndicador educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise do indicador da adequação da formação docente nas escolas estaduais do ensino médio no município de Jaboatão dos Guararapes/Pernambucopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons