https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marilenecardosoguedesdelima.pdf | PDF/A | 666.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Mariane Ambrósio | - |
dc.creator | Lima, Marilene Cardoso Guedes de | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:38:33Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:38:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O indicador de adequação da formação docente corresponde à proporção de professores em conformidade entre a disciplina que lecionam e suas respectivas formações acadêmicas. Em outras palavras, o percentual de docentes com área de atuação diferente da sua formação inicial é o principal objetivo deste artigo. Assim sendo, foi feita uma análise dos dados desse indicador nas 36 escolas da rede estadual do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Foi realizado um levantamento quantitativo através dos dados oficiais declarados no sistema informacional Educacenso, verificando se essa distribuição apresenta conformidade entre a formação docente e a disciplina ministrada. A pesquisa apontou que o percentual de locação de professores com formação adequada para a disciplina que leciona nem sempre corresponde à real formação do educador. Embora os dados mostrem que, para esse indicador, o município tem um percentual melhor que o do estado, ainda há uma tendência para a alocação em turmas incompatíveis com sua formação, e, diante dessa problemática, levantamos questões que afetam diretamente a educação básica no âmbito escolar e na realidade do ensino-aprendizagem dos discentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Indicador educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise do indicador da adequação da formação docente nas escolas estaduais do ensino médio no município de Jaboatão dos Guararapes/Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License