Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilenecardosoguedesdelima.pdfPDF/A666.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do indicador da adequação da formação docente nas escolas estaduais do ensino médio no município de Jaboatão dos Guararapes/Pernambuco
Autor(es): Lima, Marilene Cardoso Guedes de
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Terra, Marina Furtado
Membro da banca: Costa, Mariane Ambrósio
Resumo: O indicador de adequação da formação docente corresponde à proporção de professores em conformidade entre a disciplina que lecionam e suas respectivas formações acadêmicas. Em outras palavras, o percentual de docentes com área de atuação diferente da sua formação inicial é o principal objetivo deste artigo. Assim sendo, foi feita uma análise dos dados desse indicador nas 36 escolas da rede estadual do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Foi realizado um levantamento quantitativo através dos dados oficiais declarados no sistema informacional Educacenso, verificando se essa distribuição apresenta conformidade entre a formação docente e a disciplina ministrada. A pesquisa apontou que o percentual de locação de professores com formação adequada para a disciplina que leciona nem sempre corresponde à real formação do educador. Embora os dados mostrem que, para esse indicador, o município tem um percentual melhor que o do estado, ainda há uma tendência para a alocação em turmas incompatíveis com sua formação, e, diante dessa problemática, levantamos questões que afetam diretamente a educação básica no âmbito escolar e na realidade do ensino-aprendizagem dos discentes.
Abstract: -
Palavras-chave: Formação docente
Indicador educacional
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons