https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13314
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marileiteresinhacesco.pdf | PDF/A | 350.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do desempenho dos resultados divulgados das escolas da rede estadual de Santa Catarina: edições do SAEB de 2015 a 2019, na etapa dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Cesco, Marilei Teresinha |
Primeiro Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
Membro da banca: | Terra, Marina Furtado |
Membro da banca: | Costa, Mariane Ambrósio |
Resumo: | No contexto educacional catarinense, o referido trabalho tem por objetivo refletir sobre o desempenho das escolas, no tocante à divulgação de resultados, nas edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dos anos de 2015, 2017 e 2019, para os anos finais do ensino fundamental. As referidas edições foram escolhidas para este trabalho, devido às repercussões que a divulgação de resultados representa no cotidiano da escola e nas informações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); considerando que as edições supracitadas tiveram alterações nos seus critérios de publicação estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), conforme as respectivas portarias. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas que relacionam desempenho de escolas na referida avaliação de larga escala, considerando os aspectos que incluem o papel do gestor, o planejamento escolar e como esses aspectos se inter-relacionam no tocante ao SAEB e aos resultados divulgados das escolas que atenderam aos critérios para tal. Foram analisadas as informações do banco de dados do INEP, apresentando, por meio das informações do IDEB, os números da rede de ensino do estado de Santa Catarina, comparados às informações, em números totais, do desempenho da rede de ensino do estado do Brasil, no que se refere ao SAEB. Considerou-se que os aspectos contextuais, juntamente com as mudanças de critérios por parte do INEP, impactaram os resultados obtidos pelas escolas da rede estadual de Santa Catarina, nas três edições, a despeito de orientações assumidas por setores competentes. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | SAEB Critérios de divulgação dos resultados Avaliação de larga escala |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13314 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons