https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13313
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaritadepaularibeiro.pdf | PDF/A | 671.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Barreto, Mônica da Motta Salles | - |
dc.creator | Ribeiro, Maria Rita de Paula | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:30:56Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:30:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13313 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise das variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental oferecido pelas escolas municipais de Goiânia no período de 2007 a 2019. A escolha do tema apoia-se no fato de que o Ideb é o índice utilizado, desde sua criação, como o principal indicador da qualidade educacional em todo país. A partir da série histórica do Ideb da rede, apresenta-se uma discussão sobre os avanços nos resultados alcançados em relação à meta projetada para o município. Os dados utilizados, para o estudo, são de domínio público e estão disponibilizados no banco de dados do Inep. O trabalho enfatiza a importância do aprofundamento da análise dos dados para uma compreensão dos resultados, para além do resultado final obtido. Para melhor elucidar a temática desenvolvida, apontam-se os dados da trajetória do fluxo escolar, indicador de rendimento, obtidos por meio das informações anuais registradas no Censo Escolar e as médias de desempenho referentes aos resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) alcançadas pela rede municipal de ensino de Goiânia. De forma sucinta, ao final do artigo, destaca-se a pertinência do estudo para subsidiar os gestores e profissionais da rede na condução de medidas assertivas para que os avanços no processo de ensino e aprendizagem seja assegurado de forma contínua. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject | Índice de desenvolvimento da educação básica | pt_BR |
dc.subject | Qualidade educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | As variações do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental oferecido pelas escolas municipais de Goiânia no período de 2007 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License