Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13313
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaritadepaularibeiro.pdfPDF/A671.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Marina Furtado-
dc.contributor.referee2Barreto, Mônica da Motta Salles-
dc.creatorRibeiro, Maria Rita de Paula-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:30:56Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:30:56Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13313-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma análise das variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental oferecido pelas escolas municipais de Goiânia no período de 2007 a 2019. A escolha do tema apoia-se no fato de que o Ideb é o índice utilizado, desde sua criação, como o principal indicador da qualidade educacional em todo país. A partir da série histórica do Ideb da rede, apresenta-se uma discussão sobre os avanços nos resultados alcançados em relação à meta projetada para o município. Os dados utilizados, para o estudo, são de domínio público e estão disponibilizados no banco de dados do Inep. O trabalho enfatiza a importância do aprofundamento da análise dos dados para uma compreensão dos resultados, para além do resultado final obtido. Para melhor elucidar a temática desenvolvida, apontam-se os dados da trajetória do fluxo escolar, indicador de rendimento, obtidos por meio das informações anuais registradas no Censo Escolar e as médias de desempenho referentes aos resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) alcançadas pela rede municipal de ensino de Goiânia. De forma sucinta, ao final do artigo, destaca-se a pertinência do estudo para subsidiar os gestores e profissionais da rede na condução de medidas assertivas para que os avanços no processo de ensino e aprendizagem seja assegurado de forma contínua.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básicapt_BR
dc.subjectQualidade educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAs variações do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental oferecido pelas escolas municipais de Goiânia no período de 2007 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons