https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13312
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marialucimardossantos.pdf | PDF/A | 437.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Barreto, Mônica da Motta Salles | - |
dc.creator | Santos, Maria Lucimar dos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:19:07Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:19:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13312 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Palmeirópolis – Tocantins –, tendo como base os anos iniciais do ensino fundamental ofertado pela rede pública municipal de educação. Objetivou-se observar quais foram os resultados alcançados no IDEB a partir do ano de 2015, chegando até o último resultado divulgado no ano de 2019. Foi realizada uma pesquisa que analisou os dados disponibilizados no sítio do INEP/MEC e as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, em específico, a alteração da carga horária dos professores, o projeto de formação continuada e a premiação de incentivo aos docentes pelos resultados atingidos no IDEB de 2019. Como aporte teórico foram mobilizados autores que discutem o IDEB e políticas públicas em educação básica e avaliações externas, sendo eles Aranda e Lima (2018), Belinato e Jussani (2017), Brandão e Chiriéa (2015), Blasis (2013), Castro (2009), Fernandes (2007), além dos documentos oficiais como a LDB (1996), Constituição Federal (1998) e o sítio do INEP. No processo de coleta e análise dos dados, concluiu-se que, embora o IDEB tenha mudado em cada ano (2015, 2017 e 2019), os resultados ainda não atingiram as metas projetadas. É necessária a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido, a fim de garantir o seguimento às intervenções, buscando resultados crescentes. O incentivo à formação continuada e práticas pedagógicas efetivas são mecanismos que podem ser utilizados para garantir a qualidade do ensino local. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Índice de desenvolvimento da educação básica | pt_BR |
dc.subject | Educação pública municipal de Palmeirópolis | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise do Ideb no período de 2015 a 2019 nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Palmeirópolis – Tocantins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License