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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Marina Furtado-
dc.contributor.referee2Barreto, Mônica da Motta Salles-
dc.creatorSantos, Maria Lucimar dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:19:07Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:19:07Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13312-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Palmeirópolis – Tocantins –, tendo como base os anos iniciais do ensino fundamental ofertado pela rede pública municipal de educação. Objetivou-se observar quais foram os resultados alcançados no IDEB a partir do ano de 2015, chegando até o último resultado divulgado no ano de 2019. Foi realizada uma pesquisa que analisou os dados disponibilizados no sítio do INEP/MEC e as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, em específico, a alteração da carga horária dos professores, o projeto de formação continuada e a premiação de incentivo aos docentes pelos resultados atingidos no IDEB de 2019. Como aporte teórico foram mobilizados autores que discutem o IDEB e políticas públicas em educação básica e avaliações externas, sendo eles Aranda e Lima (2018), Belinato e Jussani (2017), Brandão e Chiriéa (2015), Blasis (2013), Castro (2009), Fernandes (2007), além dos documentos oficiais como a LDB (1996), Constituição Federal (1998) e o sítio do INEP. No processo de coleta e análise dos dados, concluiu-se que, embora o IDEB tenha mudado em cada ano (2015, 2017 e 2019), os resultados ainda não atingiram as metas projetadas. É necessária a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido, a fim de garantir o seguimento às intervenções, buscando resultados crescentes. O incentivo à formação continuada e práticas pedagógicas efetivas são mecanismos que podem ser utilizados para garantir a qualidade do ensino local.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básicapt_BR
dc.subjectEducação pública municipal de Palmeirópolispt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise do Ideb no período de 2015 a 2019 nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Palmeirópolis – Tocantinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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