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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise do Ideb no período de 2015 a 2019 nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Palmeirópolis – Tocantins
Autor(es): Santos, Maria Lucimar dos
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Terra, Marina Furtado
Miembros Examinadores: Barreto, Mônica da Motta Salles
Resumo: Este trabalho analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Palmeirópolis – Tocantins –, tendo como base os anos iniciais do ensino fundamental ofertado pela rede pública municipal de educação. Objetivou-se observar quais foram os resultados alcançados no IDEB a partir do ano de 2015, chegando até o último resultado divulgado no ano de 2019. Foi realizada uma pesquisa que analisou os dados disponibilizados no sítio do INEP/MEC e as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, em específico, a alteração da carga horária dos professores, o projeto de formação continuada e a premiação de incentivo aos docentes pelos resultados atingidos no IDEB de 2019. Como aporte teórico foram mobilizados autores que discutem o IDEB e políticas públicas em educação básica e avaliações externas, sendo eles Aranda e Lima (2018), Belinato e Jussani (2017), Brandão e Chiriéa (2015), Blasis (2013), Castro (2009), Fernandes (2007), além dos documentos oficiais como a LDB (1996), Constituição Federal (1998) e o sítio do INEP. No processo de coleta e análise dos dados, concluiu-se que, embora o IDEB tenha mudado em cada ano (2015, 2017 e 2019), os resultados ainda não atingiram as metas projetadas. É necessária a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido, a fim de garantir o seguimento às intervenções, buscando resultados crescentes. O incentivo à formação continuada e práticas pedagógicas efetivas são mecanismos que podem ser utilizados para garantir a qualidade do ensino local.
Resumen : -
Palabras clave : Índice de desenvolvimento da educação básica
Educação pública municipal de Palmeirópolis
Anos iniciais do ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13312
Fecha de publicación : 29-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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