https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariabeneditadasilvaprim.pdf | PDF/A | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Daniela Barbosa de | - |
dc.creator | Prim, Maria Benedita da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2607755668371160 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:14:52Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:14:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo visa investigar o resultado do Censo Escolar de 2019 (INEP) realizado em Santa Catarina, em especial, pesquisar acerca dos estudantes quilombolas que frequentam a educação básica nas escolas do Estado. O interesse em apresentar esta proposta de pesquisa surgiu em função das discussões na Secretaria de Estado da Educação/SED, por conta da necessidade de formulação de políticas públicas educacionais para este público específico, considerando a legislação nacional que garante uma educação diferenciada a estes. Atualmente, no Estado há 19 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e em processo de regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Consideramos o censo escolar um importante instrumento de visibilização e empoderamento dos sujeitos quilombolas e fonte de referência para a elaboração de políticas educacionais, por isso, as informações contidas nele precisam ser fidedignas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica definem que a Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria, respeito à especificidade étnico-racial e cultural de cada comunidade, formação específica de seu quadro docente, materiais didáticos e paradidáticos específicos. Portanto, informações equivocadas ou não fidedignas no censo escolar impedem que isto ocorra. Neste sentido, ao final do artigo, são apresentadas proposições para tornar o Censo Escolar uma ferramenta ainda mais próxima da realidade das escolas, visando ao atendimento dessa população de maneira mais equitativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Censo escolar | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | As crianças e jovens quilombolas numa escola que não os contabiliza como sujeitos de direito: censo escolar como possibilidade de empoderamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License