Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariabeneditadasilvaprim.pdfPDF/A2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniela Barbosa de-
dc.creatorPrim, Maria Benedita da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607755668371160pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:14:52Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:14:52Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa investigar o resultado do Censo Escolar de 2019 (INEP) realizado em Santa Catarina, em especial, pesquisar acerca dos estudantes quilombolas que frequentam a educação básica nas escolas do Estado. O interesse em apresentar esta proposta de pesquisa surgiu em função das discussões na Secretaria de Estado da Educação/SED, por conta da necessidade de formulação de políticas públicas educacionais para este público específico, considerando a legislação nacional que garante uma educação diferenciada a estes. Atualmente, no Estado há 19 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e em processo de regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Consideramos o censo escolar um importante instrumento de visibilização e empoderamento dos sujeitos quilombolas e fonte de referência para a elaboração de políticas educacionais, por isso, as informações contidas nele precisam ser fidedignas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica definem que a Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria, respeito à especificidade étnico-racial e cultural de cada comunidade, formação específica de seu quadro docente, materiais didáticos e paradidáticos específicos. Portanto, informações equivocadas ou não fidedignas no censo escolar impedem que isto ocorra. Neste sentido, ao final do artigo, são apresentadas proposições para tornar o Censo Escolar uma ferramenta ainda mais próxima da realidade das escolas, visando ao atendimento dessa população de maneira mais equitativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAs crianças e jovens quilombolas numa escola que não os contabiliza como sujeitos de direito: censo escolar como possibilidade de empoderamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons