https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariabeneditadasilvaprim.pdf | PDF/A | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As crianças e jovens quilombolas numa escola que não os contabiliza como sujeitos de direito: censo escolar como possibilidade de empoderamento |
Autor(es): | Prim, Maria Benedita da Silva |
Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Miembros Examinadores: | Machado, Carla Silva |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Daniela Barbosa de |
Resumo: | Este artigo visa investigar o resultado do Censo Escolar de 2019 (INEP) realizado em Santa Catarina, em especial, pesquisar acerca dos estudantes quilombolas que frequentam a educação básica nas escolas do Estado. O interesse em apresentar esta proposta de pesquisa surgiu em função das discussões na Secretaria de Estado da Educação/SED, por conta da necessidade de formulação de políticas públicas educacionais para este público específico, considerando a legislação nacional que garante uma educação diferenciada a estes. Atualmente, no Estado há 19 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e em processo de regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Consideramos o censo escolar um importante instrumento de visibilização e empoderamento dos sujeitos quilombolas e fonte de referência para a elaboração de políticas educacionais, por isso, as informações contidas nele precisam ser fidedignas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica definem que a Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria, respeito à especificidade étnico-racial e cultural de cada comunidade, formação específica de seu quadro docente, materiais didáticos e paradidáticos específicos. Portanto, informações equivocadas ou não fidedignas no censo escolar impedem que isto ocorra. Neste sentido, ao final do artigo, são apresentadas proposições para tornar o Censo Escolar uma ferramenta ainda mais próxima da realidade das escolas, visando ao atendimento dessa população de maneira mais equitativa. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Censo escolar Quilombolas Políticas públicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310 |
Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons