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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As crianças e jovens quilombolas numa escola que não os contabiliza como sujeitos de direito: censo escolar como possibilidade de empoderamento
Autor(es): Prim, Maria Benedita da Silva
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Machado, Carla Silva
Miembros Examinadores: Oliveira, Daniela Barbosa de
Resumo: Este artigo visa investigar o resultado do Censo Escolar de 2019 (INEP) realizado em Santa Catarina, em especial, pesquisar acerca dos estudantes quilombolas que frequentam a educação básica nas escolas do Estado. O interesse em apresentar esta proposta de pesquisa surgiu em função das discussões na Secretaria de Estado da Educação/SED, por conta da necessidade de formulação de políticas públicas educacionais para este público específico, considerando a legislação nacional que garante uma educação diferenciada a estes. Atualmente, no Estado há 19 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e em processo de regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Consideramos o censo escolar um importante instrumento de visibilização e empoderamento dos sujeitos quilombolas e fonte de referência para a elaboração de políticas educacionais, por isso, as informações contidas nele precisam ser fidedignas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica definem que a Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria, respeito à especificidade étnico-racial e cultural de cada comunidade, formação específica de seu quadro docente, materiais didáticos e paradidáticos específicos. Portanto, informações equivocadas ou não fidedignas no censo escolar impedem que isto ocorra. Neste sentido, ao final do artigo, são apresentadas proposições para tornar o Censo Escolar uma ferramenta ainda mais próxima da realidade das escolas, visando ao atendimento dessa população de maneira mais equitativa.
Resumen : -
Palabras clave : Censo escolar
Quilombolas
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13310
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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