https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13309
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaaparecidadasilvaprado.pdf | PDF/A | 721.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sanábio, Marcos Tanure | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6988359903223308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida | - |
dc.creator | Prado, Maria Aparecida da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5606613537338541 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:13:31Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:13:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13309 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso dos resultados das avaliações em larga escala em Ciências da Natureza para orientar a prática pedagógica, demanda a problematização do entendimento de educação científica, composições curriculares, domínio das políticas educacionais e compreensão dos pressupostos avaliativos envolvidos nessas avaliações. Atinente a essa conjuntura, pretende-se analisar as competências/habilidades alcançadas pelos estudantes na fase final do Ensino Fundamental, a partir do nível de proficiência alcançado na escala de proficiência do PISA. Em decorrência dessa análise, evidenciando a correlação das competências propostas na BNCC com aquelas presentes na Matriz de Referência do SAEB e na Escala de proficiência do PISA, denota-se o nível do letramento científico demonstrado pelos estudantes e articulam-se perspectivas de uma educação científica para a cidadania. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Uso da avaliação em larga escala como recurso para orientação da ação pedagógica: uma investigação na área de Ciências da Natureza a partir do PISA 2018 E SAEB 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License