https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13309
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaaparecidadasilvaprado.pdf | PDF/A | 721.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uso da avaliação em larga escala como recurso para orientação da ação pedagógica: uma investigação na área de Ciências da Natureza a partir do PISA 2018 E SAEB 2019 |
Autor(es): | Prado, Maria Aparecida da Silva |
Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Sanábio, Marcos Tanure |
Miembros Examinadores: | Machado, Carla Silva |
Miembros Examinadores: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Resumo: | O uso dos resultados das avaliações em larga escala em Ciências da Natureza para orientar a prática pedagógica, demanda a problematização do entendimento de educação científica, composições curriculares, domínio das políticas educacionais e compreensão dos pressupostos avaliativos envolvidos nessas avaliações. Atinente a essa conjuntura, pretende-se analisar as competências/habilidades alcançadas pelos estudantes na fase final do Ensino Fundamental, a partir do nível de proficiência alcançado na escala de proficiência do PISA. Em decorrência dessa análise, evidenciando a correlação das competências propostas na BNCC com aquelas presentes na Matriz de Referência do SAEB e na Escala de proficiência do PISA, denota-se o nível do letramento científico demonstrado pelos estudantes e articulam-se perspectivas de uma educação científica para a cidadania. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Avaliação em larga escala Educação científica BNCC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13309 |
Fecha de publicación : | 23-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons