Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13308
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaalvesdemelo.pdfPDF/A705.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da série histórica do Spaece na última década (2010-2019): Resultados das Escolas Estaduais de educação profissional versus resultados gerais do Estado do Ceará
Autor(es): Melo, Maria Alves de
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Fonseca, Mirna Juliana Santos
Resumo: Este trabalho investiga os resultados da série histórica do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), localizados entre os anos de 2010 e 2019. O estudo foi realizado com base em dados secundários, extraídos dos sites do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O objetivo deste estudo é realizar uma análise comparativa dos resultados das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em relação aos resultados gerais do Estado do Ceará, a partir dos dados do SPAECE. Para a realização desta análise, calculou-se a média aritmética de Língua Portuguesa e de Matemática, do conjunto de escolas, assim como dos resultados gerais do Estado, nas duas disciplinas. Os dados analisados revelam significativa diferença em relação aos resultados da média de proficiência das EEEPs, quando comparados à média de proficiência geral do Estado. O formato dessas escolas, que se diferenciam das demais da rede, o currículo que implementam, a forma de acesso dos estudantes e o fato dos resultados do SPAECE estarem atrelados a uma Gratificação de Desempenho paga aos profissionais dessas escolas, podem ser indicativos dos destacados resultados apresentados por elas, em relação aos resultados da rede como um todo.
Abstract: -
Palavras-chave: Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
Escolas Estaduais de educação profissional
Resultados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13308
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons