Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13305
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marciathaissoaresserrapereira.pdfPDF/A447.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência do Saeb no estabelecimento das políticas de monitoramento e responsabilização no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão
Autor(es): Pereira, Marcia Thais Soares Serra
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Fonseca, Mirna Juliana Santos
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a influência do Saeb no estabelecimento das políticas de monitoramento e responsabilização no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que utiliza referenciais teóricos da área para sua consolidação. Inicialmente, faz-se um desenho do Saeb a partir dos seus aspectos históricos e conceituais, apresentando resultados inerentes à realidade brasileira e maranhense. Em seguida, apresentam-se os elementos conceituais caracterizadores das políticas de responsabilização e finaliza-se com a análise dos resultados obtidos no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, bem como das políticas de monitoramento e responsabilização implementadas, especialmente o Seama (Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Maranhão) e o Prêmio Mais Ideb. Conclui-se que o Saeb interfere diretamente no estabelecimento das políticas implementadas no Estado do Maranhão, mas entende-se ser precoce estabelecer vínculo entre a melhoria dos resultados e as políticas adotadas, sugerindo-se que o Estado adote ações de análise, reflexão e monitoramento efetivo dos resultados, superando a mera visão classificatória da avaliação.
Abstract: -
Palavras-chave: Sistema de avaliação da educação básica
Responsabilização
Prêmio Mais Ideb
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13305
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons