Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marciamariadecarvalhopereira.pdfPDF/A1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Centro de ensino de tempo integral e escola de tempo padrão: a relação entre o tempo que o aluno permanece na escola e o resultado do desempenho escolar
Autor(es): Pereira, Márcia Maria de Carvalho
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Fonseca, Mirna Juliana Santos
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes da 3a série do Ensino Médio de duas escolas estaduais da cidade de Goiânia Goiás, uma de tempo integral e outra de ensino em tempo padrão, se há relação entre o tempo que o aluno permanece nas escolas e os resultados de desempenho escolar destes alunos. As escolas verificadas são da mesma região, com o mesmo perfil socioeconômico, são similares em quantidade de alunos avaliados e de localização urbana. Os dados mostram que, apesar de resultados um pouco melhores da escola de tempo integral, problemas como equidade e pouco crescimento dos resultados educacionais não foram resolvidos, inclusive, há queda de desempenho de um ano para o outro nestas escolas. O Relatório Coleman, pesquisa realizada nos Estados Unidos da América com objetivo de estudar as causas para as diferenças de desempenho entre as escolas destacou que as diferenças de infraestrutura entre a localização das escolas, a qualidade dos professores e outros não justificavam a diferença de desempenho dos estudantes e o principal motivo dessa diferença são os fatores socioeconômicos. Hoje já se sabe que a escola pode fazer diferença. Além da infraestrutura, têm-se outros fatores intraescolares que determinam a eficácia escolar, como cooperação entre os agentes educacionais, projeto pedagógico, boa gestão, comportamento de professores, prática de salas de aulas.
Abstract: -
Palavras-chave: Escola de tempo integral
Escola de tempo padrão
Fatores associados ao desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons