https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marciamariadecarvalhopereira.pdf | PDF/A | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Centro de ensino de tempo integral e escola de tempo padrão: a relação entre o tempo que o aluno permanece na escola e o resultado do desempenho escolar |
Autor(es): | Pereira, Márcia Maria de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Machado, Carla Silva |
Membro da banca: | Fonseca, Mirna Juliana Santos |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo verificar, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes da 3a série do Ensino Médio de duas escolas estaduais da cidade de Goiânia Goiás, uma de tempo integral e outra de ensino em tempo padrão, se há relação entre o tempo que o aluno permanece nas escolas e os resultados de desempenho escolar destes alunos. As escolas verificadas são da mesma região, com o mesmo perfil socioeconômico, são similares em quantidade de alunos avaliados e de localização urbana. Os dados mostram que, apesar de resultados um pouco melhores da escola de tempo integral, problemas como equidade e pouco crescimento dos resultados educacionais não foram resolvidos, inclusive, há queda de desempenho de um ano para o outro nestas escolas. O Relatório Coleman, pesquisa realizada nos Estados Unidos da América com objetivo de estudar as causas para as diferenças de desempenho entre as escolas destacou que as diferenças de infraestrutura entre a localização das escolas, a qualidade dos professores e outros não justificavam a diferença de desempenho dos estudantes e o principal motivo dessa diferença são os fatores socioeconômicos. Hoje já se sabe que a escola pode fazer diferença. Além da infraestrutura, têm-se outros fatores intraescolares que determinam a eficácia escolar, como cooperação entre os agentes educacionais, projeto pedagógico, boa gestão, comportamento de professores, prática de salas de aulas. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Escola de tempo integral Escola de tempo padrão Fatores associados ao desempenho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303 |
Data do documento: | 22-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons