https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13296
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
daniellewiezelpinto.pdf | PDF/A | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Análise do projeto Enem Chego Junto Chego Bem como estratégia de mobilização dos estudantes do ensino médio do estado do Ceará |
Autor(es): | Pinto, Danielle Wiezel |
Orientador: | Oliveira, Lina Katia Mesquita de |
Miembros Examinadores: | Calderón, Adolfo Ignacio |
Miembros Examinadores: | Rezende, Wagner Silveira |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este trabalho estuda o projeto Enem Chego Junto Chego Bem, criado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE) em 2012, e que possui como objetivos principais elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do Ensino Médio e incentivar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abrindo possibilidades de acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a pesquisa aqui apresentada tem como base a seguinte questão norteadora: quais as potencialidades e fragilidades do Projeto Enem Chego Junto Chego Bem, política de incentivo adotada pela Seduc/CE, para mobilizar os alunos da rede pública para a participação no Enem e melhoria do desempenho da rede estadual nesse exame? O objetivo geral delineado para esta dissertação é estudar o projeto Enem Chego Junto Chego Bem (ECJCB), com o objetivo de compreender suas potencialidades bem como suas fragilidades, a fim de propor o seu aprimoramento para um maior alcance e melhores resultados. Os objetivos específicos são: (i) descrever o Enem Chego Junto Chego bem; (ii) analisar os elementos de gestão que têm contribuído para o desenvolvimento do programa; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional, tendo como base as potencialidades e fragilidades identificadas na pesquisa de campo. Para alcançar tais objetivos buscouse um referencial teórico que discute o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e o protagonismo juvenil, tendo como base Hofling (2001), Riani (2013), Mainardes (2006), Condé (2012), Ferretti, Zibas e Tartuce (2004), Costa (2007), Ribas (2004), Azevedo, Silva e Medeiros (2015) e Rabin e Bacich (2018). Como instrumentos de pesquisa realizaram-se entrevistas semiestruturadas dirigidas a três ex-secretários de educação do CE e questionários foram aplicados aos diretores das escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio no estado. Os resultados deste estudo mostram que o projeto Enem Chego Junto Chego Bem é promissor no estado e possui grande adesão da rede. No entanto, apresenta fragilidades que se superadas, será uma iniciativa de sucesso a ser seguida por outras políticas e secretarias de educação no país. No Plano de Ação Educacional são propostas três ações para o Ensino Médio do CE que, se implementadas, intencionam permitir um melhor monitoramento da última etapa de ensino da educação básica no estado e serão base de implementação para outros projetos voltados para o Ensino Médio em outras unidades da federação. |
Resumen : | This dissertation is developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This work studies the Enem Chego Junto Chego Bem project, created by the Ceará Department of Education (Seduc/CE) in 2012, whose main objectives are to increase the academic performance of high school students and encourage participation in the National High School Exam (Enem), opening up possibilities of access to higher education. In this sense, the research presented here is based on the following guiding question: what are the strengths and weaknesses of the Enem Chego Junto Chego Bem Project, an incentive policy adopted by Seduc/CE, to mobilize public school students to participate in Enem and improvement in the performance of the state network in this exam? The general objective outlined for this dissertation is to study the Enem Chego Junto Chego Bem (ECJCB) project, with the aim of understanding its strengths and weaknesses, in order to propose its improvement for greater reach and better results. The specific objectives are: (i) to describe Enem Chego Junto Chego bem; (ii) analyze the management elements that contributed to the development of the program; and (iii) propose an Educational Action Plan, based on the strengths and weaknesses identified in the field research. To achieve these goals, we sought a theoretical framework that discusses the development of public educational policies and youth protagonism, based on Hofling (2001), Riani (2013), Mainardes (2006), Condé (2012), Ferretti, Zibas and Tartuce (2004), Costa (2007), Ribas (2004), Azevedo, Silva and Medeiros (2015) and Rabin and Bacich (2018). As research instruments, semistructured interviews were carried out with three former education secretaries of the CE and questionnaires were applied to the directors of state schools that offer secondary education in the state. The results of this study show that the Enem Chego Junto Chego Bem project is promising in the state and has a large network. However, it has weaknesses that, if overcome, will be a successful initiative to be followed by other education policies and departments in the country. The Educational Action Plan proposes three actions for CE High School that, if implemented, intend to allow a better monitoring of the last stage of basic education education in the state and will serve as a basis for the implementation of other projects aimed at High School in others units of the federation. |
Palabras clave : | Políticas educacionais Rede estadual do Ceará Enem Chego Junto Chego Bem Educational policies Ceará state network |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00174 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13296 |
Fecha de publicación : | 18-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons