Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13295
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marceloferreiradacosta.pdfPDF/A437.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avalia Goiânia: uma análise do papel da avaliação como instrumento para o aumento da equidade na rede municipal de Goiânia-Go entre 2017 e 2019
Autor(es): Costa, Marcelo Ferreira da
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Barreto, Mônica da Motta Salles
Membro da banca: Ponte, William Rezende Alves
Membro da banca: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os dados do SAEB/IDEB entre 2017 e 2019, além do processo de avaliação Formativa da rede municipal de Goiânia denominado Avalia Goiânia. A análise dos resultados das avaliações realizadas na rede entre 2017 e 2019 e da política de acompanhamento das escolas derivada destes resultados, visa verificar a possível correlação entre o aumento da média geral do município, a melhoria dos resultados individuais das unidades escolares que compõe esta média e da influência destes resultados na composição da média global, verificando se houve aumento sistêmico da proficiência dos alunos promovendo maior equidade.
Abstract: This study discusses the results of formative evaluation at Goiânia Goiás named “Avalia Goiania” and SAEB results between 2017 and 2019, considering public policies for education elaborated based on these results and their influence on the results intending to demonstrate an increasing of proficiency and equality.
Palavras-chave: Avaliação
Equidade
Políticas públicas
Evaluation
Equality
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13295
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons