Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13295
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marceloferreiradacosta.pdfPDF/A437.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avalia Goiânia: uma análise do papel da avaliação como instrumento para o aumento da equidade na rede municipal de Goiânia-Go entre 2017 e 2019
Author: Costa, Marcelo Ferreira da
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Barreto, Mônica da Motta Salles
Referee Member: Ponte, William Rezende Alves
Referee Member: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os dados do SAEB/IDEB entre 2017 e 2019, além do processo de avaliação Formativa da rede municipal de Goiânia denominado Avalia Goiânia. A análise dos resultados das avaliações realizadas na rede entre 2017 e 2019 e da política de acompanhamento das escolas derivada destes resultados, visa verificar a possível correlação entre o aumento da média geral do município, a melhoria dos resultados individuais das unidades escolares que compõe esta média e da influência destes resultados na composição da média global, verificando se houve aumento sistêmico da proficiência dos alunos promovendo maior equidade.
Abstract: This study discusses the results of formative evaluation at Goiânia Goiás named “Avalia Goiania” and SAEB results between 2017 and 2019, considering public policies for education elaborated based on these results and their influence on the results intending to demonstrate an increasing of proficiency and equality.
Keywords: Avaliação
Equidade
Políticas públicas
Evaluation
Equality
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13295
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons