https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lorenapimentadeandrada.pdf | PDF/A | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A evolução do Ideb Brasil: tendências e implicações para as políticas educacionais |
Autor(es): | Andrada, Lorena Pimenta de |
Primeiro Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Sanábio, Marcos Tanure |
Membro da banca: | Magaldi, Juliana Alves |
Membro da banca: | Soares, Mariana Calife Nobrega |
Resumo: | O estudo investiga a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), identificando como ele e as variáveis que o compõem – rendimento e desempenho – se comportaram ao longo da série histórica (2005 a 2019). Apresenta panorama da evolução do Ideb e das variáveis indicando as oscilações, trajetórias e tendências observadas comparativamente a cada etapa escolar. O Artigo conclui que analisar o Ideb, a partir da decomposição de suas variáveis pode contribuir com reflexões e análises acerca dos significados dos resultados alcançados, extrapolando-se meros usos comparativos e de ranqueamentos, uma vez que o direcionamento de políticas públicas orientadas por evidências favorecem a gestão da educação. Aponta, ainda, para a necessidade de se realizar novos estudos capazes de aprofundar análises sobre os resultados diferenciados obtidos em 2019, a fim de se buscar perpetuar a aparente tendência delineada. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Ideb Brasil Rendimento escolar Desempenho escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288 |
Data do documento: | 23-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons