Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13285
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lidembergrochadeoliveira.pdfPDF/A466.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que dizem os resultados do Simais sobre a aprendizagem em Língua Portuguesa dos estudantes potiguares do Ensino Médio?
Autor(es): Oliveira, Lidemberg Rocha de
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Membro da banca: Belmino, Webster Guerreiro
Resumo: Este estudo tem como escopo a discussão dos resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS) em interface com o planejamento curricular, por considerar imperativo analisar esses dados para fomentar a discussão sobre o uso das avalições externas nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte. São analisados os resultados referentes ao Ensino Médio, especificamente do componente de Língua Portuguesa, dos anos de 2017, 2018 e 2019. O trabalho tem por objetivo geral: (i) discutir os resultados do SIMAIS referentes ao componente Língua Portuguesa dos anos de 2017, 2018 e 2019, apontando caminhos para uma possível articulação desses resultados com as diretrizes e/ou orientações curriculares; e como objetivos específicos, o estudo apresenta: (i) identificar os descritores que os estudantes potiguares sentem mais dificuldades no contexto do Ensino Médio; ii) descrever e analisar o comportamento das médias de acerto dos descritores de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa documental, por analisar dados secundários, e bibliográfica, por trazer discussões do teóricas do campo da avaliação e currículo. Tendo como parâmetro a média de acerto, identificou-se que 15 descritores apresentam baixa proficiência no decorrer dos anos de 2017, 2018 e 2019. Essas médias se comportam de diferentes formas: há descritores que apresentam aumento gradativo na média, há descritores em que as médias oscilam entre aumento e redução e há descritores em que as médias de acerto diminuíram constante e consideravelmente, considerando o recorte temporal da pesquisa. Com essa pesquisa, pretende-se fomentar discussões no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte a partir do olhar temporal sobre os resultados produzidos para possibilitar a construção de estratégias voltadas para elevar a proficiência dos estudantes no componente de Língua Portuguesa.
Abstract: -
Palavras-chave: Sistema integrado de monitoramento e avaliação institucional
Resultados das avaliações externas
Descritores de língua portuguesa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13285
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons