Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13282
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kleberramosgoncalves.pdfPDF/A473.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Sant´Anna, Priscila Fernandes-
dc.creatorGonçalves, Kleber Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437029575400503pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:49:10Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:49:10Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13282-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoPara este artigo realizou-se um estudo investigativo dos resultados do Ideb em seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS nas edições 2011 a 2017, buscando por aspectos influenciadores das variações desses dados nessas escolas. A escolha destas escolas foi feita porque anteriormente elas foram nucleadas e desta forma, representavam extremos da rede, sendo três escolas em ameaça (resultados mais baixos) e três aceitáveis (melhores resultados). Entendeu-se que embora as informações do Ideb e dos indicadores que o compõem, tragam um bom panorama sobre a qualidade da educação das escolas, é interessante agregar às análises informações sobre Complexidade da Gestão e de Nível Socioeconômico. As relações encontradas entre o IDEB e essas informações reforçam o que a teoria tem apontado e indicam caminhos para intervenções mais precisas do poder público. Assim, um dos fatores de maior influência foi o Nível Socioeconômico, acrescido das questões étnicas e de localização. De acordo a literatura, as escolas com menores desempenhos seriam as de periferia, com mais grupos étnicos e Índice de Nível Socioeconômico mais baixo, cenário ocorrido nessa rede de ensino. Portanto, esses resultados indicaram que as ações do poder público deveriam focar, fundamentalmente, questões econômicas, com políticas públicas voltadas às escolas de periferia, observando fatores extraescolares e outros problemas que podem ser associados ao desempenho dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectDesempenho Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleVariações do Ideb: aspectos influenciadores em seis escolas públicas municipais de Campo Grande/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons