https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13282
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kleberramosgoncalves.pdf | PDF/A | 473.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magaldi, Juliana Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Sant´Anna, Priscila Fernandes | - |
dc.creator | Gonçalves, Kleber Ramos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0437029575400503 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:49:10Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T11:49:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13282 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Para este artigo realizou-se um estudo investigativo dos resultados do Ideb em seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS nas edições 2011 a 2017, buscando por aspectos influenciadores das variações desses dados nessas escolas. A escolha destas escolas foi feita porque anteriormente elas foram nucleadas e desta forma, representavam extremos da rede, sendo três escolas em ameaça (resultados mais baixos) e três aceitáveis (melhores resultados). Entendeu-se que embora as informações do Ideb e dos indicadores que o compõem, tragam um bom panorama sobre a qualidade da educação das escolas, é interessante agregar às análises informações sobre Complexidade da Gestão e de Nível Socioeconômico. As relações encontradas entre o IDEB e essas informações reforçam o que a teoria tem apontado e indicam caminhos para intervenções mais precisas do poder público. Assim, um dos fatores de maior influência foi o Nível Socioeconômico, acrescido das questões étnicas e de localização. De acordo a literatura, as escolas com menores desempenhos seriam as de periferia, com mais grupos étnicos e Índice de Nível Socioeconômico mais baixo, cenário ocorrido nessa rede de ensino. Portanto, esses resultados indicaram que as ações do poder público deveriam focar, fundamentalmente, questões econômicas, com políticas públicas voltadas às escolas de periferia, observando fatores extraescolares e outros problemas que podem ser associados ao desempenho dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Variações do Ideb: aspectos influenciadores em seis escolas públicas municipais de Campo Grande/MS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License