https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13279
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
karolreginasoaresbenfica.pdf | PDF/A | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magaldi, Juliana Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Sant´Anna, Priscila Fernandes | - |
dc.creator | Benfica, Karol Regina Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6636474515060711 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:40:00Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T11:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13279 | - |
dc.description.abstract | This article shows a research made with the results of the Ideb of the Integral Time teaching from Manaus. It also has, as an objective, to analysing the rise of this rate in the selected schools, from 2013 to 2019. Based on this work, we discuss about the possible relation between the Integral Time politics and the rate in question. The methodological procedures adopted began with the bibliographical consulting and analysis of secundary resources and data that are available in the data bank of the Inep. It has began, as well, with the theoretical deepening in the oficial documents. The results make clear that the Centers and the Schools have been reporting a growth in the rates of Ideb, mainly and in bigger extent, in proficiency. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a pesquisa feita a partir dos resultados do Ideb do Tempo Integral de Manaus e tem como objetivo analisar a elevação deste índice nas escolas selecionadas, durante as edições de 2013 a 2019. Com base na pesquisa, conduz-se uma discussão sobre as possíveis relações entre a política de Tempo Integral e o referido índice. O procedimento metodológico adotado iniciou-se com a consulta e análise bibliográfica de recursos a dados secundários constantes de banco de dados do Inep e de aprofundamento teórico em documentos oficiais. Os resultados evidenciam que os Centros e as Escolas têm apresentado crescimento nos indicadores do Ideb, principalmente, e em maior grau, na proficiência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | Integral time | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Centros e escolas de tempo integral de Manaus: proficiência dos estudantes do ensino fundamental anos finais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License