Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13279
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
karolreginasoaresbenfica.pdfPDF/A1.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Centros e escolas de tempo integral de Manaus: proficiência dos estudantes do ensino fundamental anos finais
Autor(es): Benfica, Karol Regina Soares
Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Miembros Examinadores: Magaldi, Juliana Alves
Miembros Examinadores: Sant´Anna, Priscila Fernandes
Resumo: Este artigo apresenta a pesquisa feita a partir dos resultados do Ideb do Tempo Integral de Manaus e tem como objetivo analisar a elevação deste índice nas escolas selecionadas, durante as edições de 2013 a 2019. Com base na pesquisa, conduz-se uma discussão sobre as possíveis relações entre a política de Tempo Integral e o referido índice. O procedimento metodológico adotado iniciou-se com a consulta e análise bibliográfica de recursos a dados secundários constantes de banco de dados do Inep e de aprofundamento teórico em documentos oficiais. Os resultados evidenciam que os Centros e as Escolas têm apresentado crescimento nos indicadores do Ideb, principalmente, e em maior grau, na proficiência.
Resumen : This article shows a research made with the results of the Ideb of the Integral Time teaching from Manaus. It also has, as an objective, to analysing the rise of this rate in the selected schools, from 2013 to 2019. Based on this work, we discuss about the possible relation between the Integral Time politics and the rate in question. The methodological procedures adopted began with the bibliographical consulting and analysis of secundary resources and data that are available in the data bank of the Inep. It has began, as well, with the theoretical deepening in the oficial documents. The results make clear that the Centers and the Schools have been reporting a growth in the rates of Ideb, mainly and in bigger extent, in proficiency.
Palabras clave : Tempo integral
Ensino fundamental
Ideb
Integral time
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13279
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons