Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13273
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
josedionisiojunior.pdfPDF/A905.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Taxas de Não Resposta do Censo Escolar: análise dos resultados dos cinco estados com os maiores e menores Ideb no Ensino Médio entre 2015, 2017 e 2019
Autor(es): Dionísio Júnior, José
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Miembros Examinadores: Boscato, Priscila da Costa Pinheiro
Resumo: O presente artigo realiza um estudo investigativo sobre a influência do indicador, Não Respostas do Censo da Educação Básica no cálculo do IDEB, especificamente no Ensino Médio. Este estudo, tem como objetivos analisar as Taxas de Não Resposta do Censo Escolar, nas edições de 2015, 2017 e 2019, dos cinco estados com maiores e menores Ideb no ensino médio, investigando a influência dessas taxas nos resultados do Ideb do Ensino médio desses estados. A metodologia adotada foi o cálculo da média dos dois grupos: o grupo de maior Ideb e de menor Ideb. Depois foi calculada a diferença de cada indicador em pontos, e por fim, em percentual. A partir da análise dos dados, ficou demonstrado que, pelo fato da Taxa de Não resposta ser uma variável que diz respeito direto ao Fluxo escolar, quando alta, pode exercer uma influência positiva nos resultados do Ideb de uma rede.
Resumen : -
Palabras clave : Indicadores educacionais
Censo escolar
Taxa de não resposta
IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13273
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons