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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A relação entre desempenho no Saeb e o nível socioeconômico: um estudo dos resultados do 5º e 9º anos das escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Venâncio, Johanes Severo dos Santos
Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Miembros Examinadores: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Miembros Examinadores: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Resumo: Para que os governantes, gestores e a sociedade civil do Distrito Federal formulem e implementem políticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a diminuição das desigualdades apoiando de maneira focalizada as escolas com maiores dificuldades, é preciso conhecer, com base em evidências, as condições em que os processos de promoção do ensino e aprendizagem ocorrem. Com vistas a contribuir com esse conhecimento, este estudo foi realizado para fornecer um panorama da rede de ensino do Distrito Federal, em termos da relação entre desempenho, com base na média de proficiência obtida a partir de microdados do Saeb-2015 e no nível econômico, com base no Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) elaborado pelo Instituto Nacional de Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo em forma de pesquisa quantitativa descritiva busca apresentar a relação entre nível socioeconômico e o desempenho cruzando-se as médias de Inse das Escolas Públicas do Distrito Federal com as médias de proficiência das Escolas Públicas na Prova Brasil do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. A análise descritiva realizada indica haver uma relação entre duas dimensões avaliadas. No caso, o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Isso pode fornecer aos governantes e gestores uma reflexão do que é possível fazer para garantir a qualidade e a equidade do ensino, direcionando e adaptando políticas públicas de forma a melhorar as condições dos estudantes para o aprendizado.
Resumen : -
Palabras clave : Nível socioeconômico
Desempenho
Escolas públicas do DF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13271
Fecha de publicación : 24-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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