https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13271
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
johanesseverodossantosvenancio.pdf | PDF/A | 861.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A relação entre desempenho no Saeb e o nível socioeconômico: um estudo dos resultados do 5º e 9º anos das escolas públicas do Distrito Federal |
Autor(es): | Venâncio, Johanes Severo dos Santos |
Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Miembros Examinadores: | Pontes, Luis Antonio Fajardo |
Miembros Examinadores: | Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda |
Resumo: | Para que os governantes, gestores e a sociedade civil do Distrito Federal formulem e implementem políticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a diminuição das desigualdades apoiando de maneira focalizada as escolas com maiores dificuldades, é preciso conhecer, com base em evidências, as condições em que os processos de promoção do ensino e aprendizagem ocorrem. Com vistas a contribuir com esse conhecimento, este estudo foi realizado para fornecer um panorama da rede de ensino do Distrito Federal, em termos da relação entre desempenho, com base na média de proficiência obtida a partir de microdados do Saeb-2015 e no nível econômico, com base no Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) elaborado pelo Instituto Nacional de Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo em forma de pesquisa quantitativa descritiva busca apresentar a relação entre nível socioeconômico e o desempenho cruzando-se as médias de Inse das Escolas Públicas do Distrito Federal com as médias de proficiência das Escolas Públicas na Prova Brasil do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. A análise descritiva realizada indica haver uma relação entre duas dimensões avaliadas. No caso, o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Isso pode fornecer aos governantes e gestores uma reflexão do que é possível fazer para garantir a qualidade e a equidade do ensino, direcionando e adaptando políticas públicas de forma a melhorar as condições dos estudantes para o aprendizado. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Nível socioeconômico Desempenho Escolas públicas do DF |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13271 |
Fecha de publicación : | 24-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons