Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13267
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jamileferreiradacostaoliveira.pdfPDF/A416.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Luis Antonio Fajardo-
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.creatorOliveira, Jamile Ferreira da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4737999159802823pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T10:44:59Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-09T10:44:59Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13267-
dc.description.abstractIt is the elaboration of an analysis on the levels of proficiency in Portuguese Language of students of the 2nd year of Elementary Education in the schools of the state public school of Macapá-AP, elaborated from data made available by the Permanent Evaluation System a Basic Education of Amapá - SisPAEAP. The general objective is to analyze the diagnosis of SisPAEAP on the proficiency levels in Portuguese language of students of the 2nd year of elementary school in public schools in the State of Amapá. Specifically, we will trace a history of the Permanent Evaluation System for Basic Education in Amapá, listing the reasons for its implementation and importance. Then, factors on the choice of the 2nd year of elementary education and the Portuguese language will be addressed. Finally, we will trace a diagnostic analysis made from the data offered by SisPAEAP. This study will be based, methodologically, on documentary analysis. The novelty of the survey, created in 2019, represents an important factor that justifies our task in analyzing the data obtained considering the very space that occupies the study of Portuguese Language in the Educational System, both nationally and locally.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se da elaboração de uma análise sobre os níveis de proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública estadual de ensino de Macapá-AP, elaborada a partir de dados disponibilizados pele Sistema Permanente de Avaliação a Educação Básica do Amapá - SisPAEAP. O objetivo geral é analisar o diagnóstico do SisPAEAP sobre os níveis de proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública do Estado do Amapá. De maneira específica, traçaremos um histórico sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá, elencando as motivações de sua implementação e importância. Em seguida, serão abordados fatores sobre a escolha do 2° ano do ensino fundamental e da Língua Portuguesa. Por fim, traçaremos uma análise diagnóstica feita a partir dos dados oferecidos pelo SisPAEAP. Este estudo será fundamentado, metodologicamente, em análise documental. A novidade do levantamento, criado em 2019, representa um importante fator que justifica nossa tarefa em analisar os dados obtidos considerando o próprio espaço que ocupa o estudo da Língua Portuguesa no Sistema Educacional, tanto nacional, quanto local.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSisPAEAPpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectSisPAEAPpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectMacapapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDiagnóstico do SisPAEAP dos níveis de proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual do Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons