Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13267
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jamileferreiradacostaoliveira.pdfPDF/A416.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diagnóstico do SisPAEAP dos níveis de proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual do Amapá
Autor(es): Oliveira, Jamile Ferreira da Costa
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: Trata-se da elaboração de uma análise sobre os níveis de proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública estadual de ensino de Macapá-AP, elaborada a partir de dados disponibilizados pele Sistema Permanente de Avaliação a Educação Básica do Amapá - SisPAEAP. O objetivo geral é analisar o diagnóstico do SisPAEAP sobre os níveis de proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública do Estado do Amapá. De maneira específica, traçaremos um histórico sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá, elencando as motivações de sua implementação e importância. Em seguida, serão abordados fatores sobre a escolha do 2° ano do ensino fundamental e da Língua Portuguesa. Por fim, traçaremos uma análise diagnóstica feita a partir dos dados oferecidos pelo SisPAEAP. Este estudo será fundamentado, metodologicamente, em análise documental. A novidade do levantamento, criado em 2019, representa um importante fator que justifica nossa tarefa em analisar os dados obtidos considerando o próprio espaço que ocupa o estudo da Língua Portuguesa no Sistema Educacional, tanto nacional, quanto local.
Abstract: It is the elaboration of an analysis on the levels of proficiency in Portuguese Language of students of the 2nd year of Elementary Education in the schools of the state public school of Macapá-AP, elaborated from data made available by the Permanent Evaluation System a Basic Education of Amapá - SisPAEAP. The general objective is to analyze the diagnosis of SisPAEAP on the proficiency levels in Portuguese language of students of the 2nd year of elementary school in public schools in the State of Amapá. Specifically, we will trace a history of the Permanent Evaluation System for Basic Education in Amapá, listing the reasons for its implementation and importance. Then, factors on the choice of the 2nd year of elementary education and the Portuguese language will be addressed. Finally, we will trace a diagnostic analysis made from the data offered by SisPAEAP. This study will be based, methodologically, on documentary analysis. The novelty of the survey, created in 2019, represents an important factor that justifies our task in analyzing the data obtained considering the very space that occupies the study of Portuguese Language in the Educational System, both nationally and locally.
Palavras-chave: SisPAEAP
Língua portuguesa
Proficiência
SisPAEAP
Portuguese language
Macapa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13267
Data do documento: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons