Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13266
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jacypiresdossantos.pdfPDF/A476.01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Programa MAIS IDEB no Maranhão: formação de professores do ensino médio que ensinam matemática e língua portuguesa
Autor(es): Santos, Jacy Pires dos
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Miembros Examinadores: Silva, Iverson Geraldo da
Resumo: Este estudo examina o Programa MAIS IDEB formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão aos professores de Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Médio com vistas à qualificação de seus processos docentes. A pesquisa é documental e qualitativa, que se utiliza da base de dados da Secretaria de Educação, bem como de informações colhidas do material oriundo das formações. O propósito é examinar a produtividade desse programa com os professores que ensinam Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Médio visando melhorias dos indicadores de qualidade educacional do Maranhão. No decorrer do projeto, os professores sentiram-se estimulados a participar das oficinas de elaboração de itens, o que lhes possibilitou elaborá-los a partir dos dados emergentes da formação. Os principais resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas nas oficinas favoreceram o entendimento do formato do item tanto em Matemática quanto Língua Portuguesa. Ademais, as atividades proporcionaram a participação dos professores do Ensino Médio no tocante às discussões, interpretações e compreensão do formato do item e sua aplicação em atividades docentes.
Resumen : This study is about the projet Program MAIS IDEB of the Maranhão State Department of Education for High School Mathematics and Portuguese teachers aiming at qualifying their teaching process. The research is documental and qualitative and it uses the database from Secretary of Education, with his information collected from the teacher training material. The objective is to examine the productivity of this program with teachers who teach Mathematics and the Portuguese Language in High School Education with a view to improving educational quality indicators in Maranhão. During the project, the teachers felt encouraged to participate in the item elaboration workshops, and some teachers have prepared some questions during the workshop. The main results show that the activities developed in the workshops has confirmed the learning of how to produce items both for Mathematics and Portuguese Language. Besides that, the activities have been able of promote among high school teachers some discussions, interpretations and understanding of item format and its application in teaching activities.
Palabras clave : Gestão de educacional
Avaliação educacional
IDEB
Educational management
Educational evaluation
IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13266
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons