https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13260
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcelomanhãesdeoliveira.pdf | PDF/A | 123.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Complexidades do imaginário: Entre a palavra e a imagem. |
Autor(es): | Oliveira, Marcelo Manhães de |
Primeiro Orientador: | Silva, Anderson Pires da |
Membro da banca: | Monteiro , André |
Membro da banca: | Sérgio Ferreira, Rogério de Souza |
Membro da banca: | Coelho, Rafael Senra |
Membro da banca: | Oliveira, Edmon Neto de |
Resumo: | A proposta desta tese consiste em um trabalho transdisciplinar, haja vista envolver outras áreas como as Artes-visuais, bem como recorre a alguns estudos da Psicologia, da Hermenêutica, da Fenomenologia e da Antropologia. O tema, o imaginário, parte da sua origem lexical, a imagem, procurando desenrolar o grande novelo que a envolve desde os primórdios da humanidade, os homens dos períodos paleolítico e neolítico, precursores das primeiras imagens desenhadas nas cavernas, retratando seus cotidianos, promovendo o surgimento dos primeiros mitos, oriundos de suas imaginações e que se consolidaram em seus imaginários. Nessa cadência de acontecimentos, procuro abordar o tema imagem em um aspecto mais amplo, indo além da concepção de ser apenas observadas no aspecto das representações figurativas. A imagem no campo mental, evoca a escrita e instiga a criatividade, ou, se em uma ordem contrária, é o que procura desvendar esta pesquisa. Assim, busco compreender o princípio do processo criativo, embasando-me em textos que compõem o corpus teórico que envolve o assunto, além de exemplificar alguns fenômenos com obras de alguns autores e experiências de criação literária envolvendo texto e ilustrações, nas quais eu mesmo participei. Pretendo encontrar caminhos que demonstrem a influência dos mitos na construção desses imaginários que, por sua vez, conduzem ao objeto final, que é a criação. Com isso, discuto as relações dos processos criativos de uma obra, em especial as que envolvem o tripé texto-ilustração-livro, bem como as relações entre os imaginários na tríade escritor-ilustrador-leitor. Nesta tese, as complexidades do imaginário não se atêm somente às origens do mito e suas influências sobre o homem moderno, nem tampouco às relações descritas entre a palavra e a imagem, mas procura identificar a influência excessiva das imagens provocadas pelas novas mídias na afetação sobre as crianças, as quais participaram de um projeto literário realizado em campo, no qual algumas tendências puderam ser observadas e que são relatadas no presente trabalho. |
Abstract: | The purpose of this thesis consists of a transdisciplinary work, in view of involving other areas such as the Visual Arts, as well as using some studies in Psychology, Hermeneutics, Phenomenology and Anthropology. The theme, the imaginary, part of its lexical origin, the image, seeking to unfold the great skein that surrounds it since the dawn of humanity, the men of the Paleolithic and Neolithic periods, precursors of the first images drawn in the caves, portraying their daily lives the rising of the first myths, originating from his imaginations and which were consolidated in his imaginary. In this cadence of events, I try to approach the image theme in a broader aspect, going beyond the conception of being only observed in the aspect of figurative representations. The image in the mental field, evokes writing and instigates creativity, or, if in a contrary order, it is what seeks to unravel this research. Thus, I seek to understand the principle of the creative process, based on texts that make up the theoretical corpus that surrounds the subject, in addition to exemplifying some phenomena with works by some authors and experiences of literary creation involving text and illustrations, in which I myself participated. I intend to find paths that demonstrate the influence of myths in the construction of these imaginaries that, in turn, lead to the final object, which is creation. With that, I discuss the relations of the creative processes of a work, especially those involving the text-illustration-book tripod, as well as the relations between the imaginary in the writer-illustrator-reader triad. In this thesis, the complexities of the imaginary do not stick only to the origins of the myth and its influences on modern man, nor to the relations described between the word and the image, but it seeks to identify the excessive influence of the images caused by the new media in the affectation on the children, who participated in a literary project carried out in the field, in which some trends could be observed and which are reported in the present work. |
Palavras-chave: | Imaginário Transdisciplinaridade Processo criativo Texto e ilustração Semiótica da imagem Imaginary Transdisciplinarity Creative process text and illustration Semiotics of the image |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00044 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13260 |
Data do documento: | 27-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons