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Type: Dissertação
Title: Tecendo relações sobre as perspectivas de poder e cuidado: o que dizem as professoras de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora/MG
Author: Alvim, Tamires Cristina dos Reis Carlos
First Advisor: Santos , Núbia Aparecida Schaper
Co-Advisor: Ferrari, Anderson
Referee Member: Souza, Maria Zelia Maia de
Referee Member: Guimarães, Daniela de Oliveira
Resumo: Este trabalho buscou analisar como se constituem as relações de poder e cuidado entre bebês e professoras em uma creche conveniada do município de Juiz de Fora -MG. Pretendemos com a pesquisa compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras na interação com os bebês de uma sala de atividades do berçário. Para tanto, buscamos dialogar especialmente com Michel Foucault, a partir da perspectiva de poder e cuidado de si presentes em seus escritos, e de refletir sobre alteridade e ato responsivo na perspectiva de Mikhail Bakhtin. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseada na perspectiva histórico-cultural e de inspiração etnográfica, visou conhecer a realidade do berçário pesquisado e as relações construídas entre bebês e professoras. Como instrumentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados a análise documental, a observação colaborativa e o diário de campo. Recorremos também às sessões reflexivas, como espaço de produção de dados, realizadas com três professoras do berçário. Tal escolha se justifica por compreender que a produção discursiva das professoras da sala de atividades de um berçário e a rede de sentidos e significados que se tecem nas interações com os bebês promovem um novo olhar para e com esses sujeitos. Os dados foram organizados e analisados a partir dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006). O desenvolvimento da pesquisa possibilitou fomentar reflexões sobre temas que atravessam o cotidiano institucional: rotina, tempo/espaço, condições materiais do trabalho docente e outros aspectos da interação professoras-bebês.
Abstract: This work seeks to analyze how power and care relationships between babies and teachers are constituted in a daycare center in the city of Juiz de Fora-MG. With the research, we intend to understand the pedagogical practices used by teachers in the interaction with babies in a nursery activity room. Therefore, we seek to dialogue, especially with Michel Foucault, from the perspective of power and self-care present in his writings and reflect on otherness and responsive act in Mikhail Bakhtin perspective. The qualitative research based on the historical-cultural perspective and ethnographic inspiration aims to know the reality of the nursery of the research and the relationships built between babies and teachers. The documentary analysis, the collaborative observation, and the field diary were used as methodological instruments for the development of the research. We also used reflective sessions, as a data production space, held with three nursery teachers. This choice is justified by understanding that the teachers' discursive production in the activity room of a nursery and the network of senses and meanings that are woven in the interactions with babies promote a new look for and with these subjects. The data were organized and analyzed using the Aguiar and Ozella Signification Centers (2006). The development of the research made it possible to foster reflections on themes that cross the institutional daily life: routine, time/space, material conditions of the teaching work, and other aspects of the teacher-baby interaction.
Keywords: Poder
Cuidado
Creche
Práticas pedagógicas
Power
Caution
Nursery
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00173
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13259
Issue Date: 30-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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