Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13250
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hellengracemelogomes.pdfPDF/A1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Bertolotti, Diovana Paula de Jesus-
dc.contributor.referee2Freitas, Daniel-
dc.creatorGomes, Hellen Grace Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962491001464619pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:22:21Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:22:21Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13250-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA Educação no Brasil tem buscado por meio do sistema de avaliações em larga escala, proporcionar melhorias na qualidade e eficácia do sistema educacional nas várias etapas da educação básica, notadamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No Ensino Médio, os resultados de proficiência em matemática, têm levado aos tomadores de decisões a promover ações que envolvem todos os atores educacionais. De uma forma em geral, a Região Norte oscila nos resultados e, no Amazonas essa realidade é agravada por fatores socioculturais e geográficos. Discute-se o impacto dos resultados das avaliações SAEB como norteadoras da prática docente e como forma de promover ganhos de aprendizagem dos conteúdos curriculares de matemática. Este artigo tem como objetivo mapear quais os principais desafios da rede com relação à proficiência dos alunos do Ensino médio em Matemática, levantando, hipóteses acerca de políticas que incidiram nos resultados apresentados e práticas que podem auxiliar a rede a superar tais desafios. Utiliza-se a abordagem qualitativa para fins exploratórios, e a pesquisa bibliográfica e documental de publicações e dados impressas e eletrônicas publicadas de 2012 a 2020, para análise de dados esses terão como recorte temporal: os resultados de proficiência em Matemática dos resultados do SAEB: 2015, 2017 e 2019 obtidos pelo estado do Amazonas. Os resultados apontam que que professores, coordenadores pedagógicos e gestores ainda demandam analisar criticamente os resultados obtidos a fim de ter uma melhor compreensão do cenário que se encontram e compreendam poderem traçar estratégias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise dos resultados de matemática da etapa de ensino médio no estado do Amazonas no Saeb e as possibilidades no desenvolvimento de estratégias de avaliação escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons