Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13243
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fatimacristinadantasmedeiros.pdfPDF/A2.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Ideb do ensino médio da Rede Estadual da Bahia: o que os indicadores apontam?
Autor(es): Medeiros, Fátima Cristina Dantas
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Cunha, Priscila Campos
Miembros Examinadores: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: Este estudo analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, no período de 2007 a 2019, por meio dos indicadores educacionais, organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para melhor compreensão dos significados das informações produzidas, sem deixar de considerar o contexto da rede estadual de ensino. A partir da análise das informações de uma série histórica, o estudo consegue identificar condições que podem ter contribuído para o distanciamento das metas intermediárias projetadas pelo Ideb e vincular com o contexto educacional do Ensino Médio da Bahia. O estudo, baseado em análise de dados secundários, revela indicadores que impactam positiva ou negativamente no Ideb, com o intuito de observar tendências, ao longo do tempo e os pontos de fragilidade, para proposição de novas ações, integradas com as diversas instâncias envolvidas com o Ensino Médio, para fortalecimento das decisões gerenciais e pedagógicas direcionadas à melhoria da educação.
Resumen : -
Palabras clave : IDEB
Ensino médio
Indicadores educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13243
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons