Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
evandrodossantospaivafeio.pdfPDF/A898.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Priscila Campos-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorFeio, Evandro dos Santos Paiva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3949276617385149pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T13:28:07Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T13:28:07Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo considera-se que o principal indicador da qualidade da educação básica utilizado no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, é mais útil quando analisado à luz de indicadores contextuais, como defende Soares e Alves (2013). Diante do exposto, o objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa entre escolas da rede estadual do Pará com as maiores e menores notas no IDEB nos anos finais do ensino fundamental, levando-se em consideração os indicadores contextuais relativos à Complexidade de Gestão – ICG e ao Esforço Docente – IED. O estudo envolveu 20 escolas que foram selecionadas e organizadas em dois grupos, um contendo 10 escolas com as maiores notas de IDEB e o outro, contendo 10 escolas com as menores notas de IDEB. Os resultados da análise comparativa revelaram que agregando-se níveis de ICG de dois em dois, há mais escolas do grupo de menores notas de IDEB nos níveis de complexidade de gestão mais elevados; e que as escolas que possuem o maior percentual de seus docentes nos níveis mais elevados de IED pertencem ao grupo de escolas de menores notas de IDEB.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectComplexidade da gestão escolarpt_BR
dc.subjectEsforço do trabalho docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise de indicadores contextuais associados ao Ideb dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual do Parápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons