https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
evandrodossantospaivafeio.pdf | PDF/A | 898.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Priscila Campos | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.creator | Feio, Evandro dos Santos Paiva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949276617385149 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T13:28:07Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T13:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo considera-se que o principal indicador da qualidade da educação básica utilizado no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, é mais útil quando analisado à luz de indicadores contextuais, como defende Soares e Alves (2013). Diante do exposto, o objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa entre escolas da rede estadual do Pará com as maiores e menores notas no IDEB nos anos finais do ensino fundamental, levando-se em consideração os indicadores contextuais relativos à Complexidade de Gestão – ICG e ao Esforço Docente – IED. O estudo envolveu 20 escolas que foram selecionadas e organizadas em dois grupos, um contendo 10 escolas com as maiores notas de IDEB e o outro, contendo 10 escolas com as menores notas de IDEB. Os resultados da análise comparativa revelaram que agregando-se níveis de ICG de dois em dois, há mais escolas do grupo de menores notas de IDEB nos níveis de complexidade de gestão mais elevados; e que as escolas que possuem o maior percentual de seus docentes nos níveis mais elevados de IED pertencem ao grupo de escolas de menores notas de IDEB. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Complexidade da gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Esforço do trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise de indicadores contextuais associados ao Ideb dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual do Pará | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License