https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diegoaraujodealmeida.pdf | PDF/A | 908.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.contributor.referee2 | Magaldi, Juliana Alves | - |
dc.creator | Almeida, Diego Araújo de | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T12:57:56Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T12:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A infraestrutura das escolas brasileiras ainda se apresenta como fator relevante no efeito da escola sobre o desempenho dos estudantes, em decorrência da precariedade e desigualdade existente no sistema educacional. Essa condição é fortemente influenciada pela localização das escolas (urbanas e rurais) e se configura como um grande desafio para o redesenho e implementação de políticas educacionais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar a infraestrutura das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima, através da elaboração de um indicador de infraestrutura escolar. Então, para isso, foi realizada uma análise exploratória dos dados do Censo Escolar 2019, por meio de tratamentos da estatística descritiva e análise de componentes principais (ACP), sendo esta a técnica empregada para elaboração do índice de infraestrutura escolar – IIE. Os dados foram relacionados com a localização das escolas, permitindo o estabelecimento de uma classificação entre as quatro regiões definidas no estudo (Capital, Interior_A, Interior_B e Indígena). Os resultados obtidos foram satisfatórios para a caracterização da infraestrutura escolar e sua relação com os desafios e demandas prescritas pelas orientações legais do Novo Ensino Médio, pois, informam sobre a desigualdade e inequidade existente na Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indicador de infraestrutura escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Roraima | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Índice de infraestrutura das escolas estaduais de Ensino Médio de Roraima e o desafio da implementação do Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License