Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
diegoaraujodealmeida.pdfPDF/A908.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Índice de infraestrutura das escolas estaduais de Ensino Médio de Roraima e o desafio da implementação do Novo Ensino Médio
Autor(es): Almeida, Diego Araújo de
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Alves, Márcio Fagundes
Miembros Examinadores: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: A infraestrutura das escolas brasileiras ainda se apresenta como fator relevante no efeito da escola sobre o desempenho dos estudantes, em decorrência da precariedade e desigualdade existente no sistema educacional. Essa condição é fortemente influenciada pela localização das escolas (urbanas e rurais) e se configura como um grande desafio para o redesenho e implementação de políticas educacionais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar a infraestrutura das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima, através da elaboração de um indicador de infraestrutura escolar. Então, para isso, foi realizada uma análise exploratória dos dados do Censo Escolar 2019, por meio de tratamentos da estatística descritiva e análise de componentes principais (ACP), sendo esta a técnica empregada para elaboração do índice de infraestrutura escolar – IIE. Os dados foram relacionados com a localização das escolas, permitindo o estabelecimento de uma classificação entre as quatro regiões definidas no estudo (Capital, Interior_A, Interior_B e Indígena). Os resultados obtidos foram satisfatórios para a caracterização da infraestrutura escolar e sua relação com os desafios e demandas prescritas pelas orientações legais do Novo Ensino Médio, pois, informam sobre a desigualdade e inequidade existente na Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima.
Resumen : -
Palabras clave : Indicador de infraestrutura escolar
Ensino médio
Roraima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons