https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13223
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cosmedecarvalhorocha.pdf | PDF/A | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.contributor.referee2 | Salles, Nara Oliveira | - |
dc.creator | Rocha, Cosme de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368169031534658 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T12:17:48Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T12:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13223 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda, dentro das teorias da Avaliação Educacional, a Teoria Clássica dos Testes e, de modo particular, sua aplicação na análise de dados reais do desempenho dos estudantes na Avaliação Global Integrada – AGI, realizada no primeiro semestre de 2019, tendo como público alvo a 3ª série do Ensino Médio Regular e Curso Técnico Integrado de todas as escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí. Buscou-se analisar, a partir do desempenho dos estudantes, os itens da avaliação e, em particular, os relativos aos eixos ou subescalas de Matemática “Espaço e Forma e Grandezas e Medidas”, realizando sua classificação quanto à dificuldade e discriminação, com o objetivo de verificar a qualidade desses itens e a adequação dos mesmos à população testada. Outro aspecto também analisado nesse estudo foi a confiabilidade do instrumento aplicado, com base na consistência interna dos seus itens, utilizando, para isso, o Coeficiente Alfa de Cronbach. A relevância desse estudo se justifica, entre outras razões, pelo fato de os indicadores e relatórios, gerados a partir da análise dos resultados dessa avaliação, subsidiarem as regionais de educação sobre o desenvolvimento das suas escolas, além de permitir acompanhar a implementação do currículo e, ainda, orientar a formação continuada dos professores, com foco na melhoria do desempenho dos estudantes nos componentes avaliados. Dentre os resultados alcançados, indica-se a possibilidade de uso, por coordenadores pedagógicos e professores, do conhecimento e qualidade dos itens das subescalas analisadas em relação ao nível de dificuldade e à sua capacidade discriminativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teoria Clássica dos Testes | pt_BR |
dc.subject | Rede Estadual de Ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise clássica dos itens a partir dos resultados relativos às subescalas de Matemática “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas” da Avaliação Global Integrada – AGI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License