Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cleudomeloaraujo.pdfPDF/A904.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” e o combate à distorção idade-série
Autor(es): Araujo, Cleudo Melo
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Salles, Nara Oliveira
Resumo: O Programa de Correção de Fluxo “Sergipe na Idade Certa” – ProSIC é uma política pública idealizada e implementada com o intuito de fomentar uma proposta pedagógica diferenciada e significativa para o público de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série na rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe. O presente artigo trata de um estudo de caso e tem como objetivo analisar o fluxo escolar antes e depois da implementação dessa política pública, especificamente em uma unidade de ensino da rede que atende os anos finais do Ensino Fundamental na Diretoria de Educação de Aracaju. Para tanto, a metodologia adotada foi a consulta e análise de dados referentes ao número de matrículas de alunos em distorção idade-série, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a taxa de distorção da Diretoria de Educação de Aracaju e da escola objeto de estudo da presente pesquisa. Ao final da referida análise, pode-se perceber evidências de um possível impacto positivo das ações realizadas pelo ProSIC no combate à distorção idade-série, tendo em vista a redução dessa taxa após o primeiro ano de sua implementação.
Abstract: -
Palavras-chave: Fluxo escolar
Distorção idade-série
Reprovação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13222
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons