Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13213
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aureasergiaoliveiraprado.pdfPDF/A1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de Sergipe como subsídio para uma proposta de intervenção pedagógica
Autor(es): Prado, Áurea Sérgia Oliveira
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Coelho, Rita de Cássia de Freitas
Membro da banca: Silva, Renata de Lourdes Miguel da
Resumo: O presente trabalho refere-se à Análise do nível de Proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Educação de Sergipe. Para tanto, será analisado o domínio em resolução de problemas e os níveis de proficiência leitora dos alunos que participaram das provas de Língua Portuguesa e Matemática do Saeb 2019. A pesquisa se baseia na observação das alterações dos níveis de proficiência apresentados nas duas escalas de conhecimento analisadas, em relação às médias alcançados pelos estudantes. A análise se estenderá ao perfil dos professores que atuam nessa etapa e ano de ensino, uma vez que os resultados estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem do qual eles fazem parte, visando a uma proposta de intervenção pedagógica. As fontes de dados para o estudo são os resultados das Avaliações Externas de Língua Portuguesa e Matemática – SAEB 2019, realizadas de forma censitária nos 5º anos do ensino fundamental da Rede de Ensino do Estado de Sergipe e o principal instrumento de análise utilizado é o Boletim da Escola – Resultados Inep/ Saeb, na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação
Ensino Fundamental
Sergipe
Intervenção Pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13213
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons