https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13200
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
amsranonguilhermefeliciogomesdasilva.pdf | PDF/A | 515.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sanábio, Marcos Tanure | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6988359903223308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Macário, Alice de Paiva | - |
dc.contributor.referee2 | Magaldi, Juliana Alves | - |
dc.creator | Silva, Amsranon Guilherme Felicio Gomes da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467108538749861 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T14:08:43Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13 | - |
dc.date.available | 2021-08-31T14:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13200 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por principal objetivo analisar comparativamente os resultados do SPAECE, dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, na disciplina de Matemática nas SEFORs de Fortaleza, no intervalo de tempo de 2017 a 2019 elencando os principais resultados que foram obtidos e o que eles revelam. Além disso, em um primeiro momento, pretende-se descrever os contornos históricos da política de avaliação educacional desenhada no período, mapeando o conjunto das ações desenvolvidas nessa área, bem como as informações produzidas, a forma de sua divulgação e uso. O trabalho se baseia nas seguintes perguntas norteadoras: quais são as principais diferenças de desempenho no SPAECE entre as SEFORs de Fortaleza na disciplina de Matemática para os alunos da 3ª série do Ensino Médio? O que os dados gerados por essa avaliação indicam? Na tentativa de responder a essas perguntas, usou-se como estratégia metodológica de investigação a pesquisa bibliográfica e documental. Após ser realizada a análise e comparação dos dados, os resultados que chegaram foi que a educação cearense, especial a da população de Fortaleza na área de matemática tem melhorado, apesar da mudanças serem sutis. Por fim, concluímos que há muito o que ser avançado e estudo para que se trace um panorama cada vez melhor da situação da educação nas SEFORs, abordando alguns outros aspectos e variáveis importantes que influenciam o desenvolvimento da aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | SPAECE | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Proficiência em matemática no SPAECE: uma análise comparativa dos resultados dos alunos da 3ª série do Ensino Médio das macrorregiões de Fortaleza no intervalo de tempo de 2017 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License