Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13200
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amsranonguilhermefeliciogomesdasilva.pdfPDF/A515.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proficiência em matemática no SPAECE: uma análise comparativa dos resultados dos alunos da 3ª série do Ensino Médio das macrorregiões de Fortaleza no intervalo de tempo de 2017 a 2019
Autor(es): Silva, Amsranon Guilherme Felicio Gomes da
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Macário, Alice de Paiva
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: O presente trabalho tem por principal objetivo analisar comparativamente os resultados do SPAECE, dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, na disciplina de Matemática nas SEFORs de Fortaleza, no intervalo de tempo de 2017 a 2019 elencando os principais resultados que foram obtidos e o que eles revelam. Além disso, em um primeiro momento, pretende-se descrever os contornos históricos da política de avaliação educacional desenhada no período, mapeando o conjunto das ações desenvolvidas nessa área, bem como as informações produzidas, a forma de sua divulgação e uso. O trabalho se baseia nas seguintes perguntas norteadoras: quais são as principais diferenças de desempenho no SPAECE entre as SEFORs de Fortaleza na disciplina de Matemática para os alunos da 3ª série do Ensino Médio? O que os dados gerados por essa avaliação indicam? Na tentativa de responder a essas perguntas, usou-se como estratégia metodológica de investigação a pesquisa bibliográfica e documental. Após ser realizada a análise e comparação dos dados, os resultados que chegaram foi que a educação cearense, especial a da população de Fortaleza na área de matemática tem melhorado, apesar da mudanças serem sutis. Por fim, concluímos que há muito o que ser avançado e estudo para que se trace um panorama cada vez melhor da situação da educação nas SEFORs, abordando alguns outros aspectos e variáveis importantes que influenciam o desenvolvimento da aprendizagem.
Abstract: -
Palavras-chave: Proficiência
SPAECE
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13200
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons