https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13195
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ericafrancodeoliveira.pdf | PDF/A | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O trabalho de mediação curricular praticado por coordenadoras pedagógicas na EJA da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora: andarilhagens entre os limites do real e as resistências possíveis |
Autor(es): | Oliveira, Érica Franco de |
Primeiro Orientador: | Torres, Mariana Cassab |
Membro da banca: | Martins, Elita Betânia de Andrade |
Membro da banca: | Santos, Enio José Serra dos |
Resumo: | Essa pesquisa buscou compreender a mediação curricular da Educação de Jovens e Adultos que as coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora realizam. Assim, a compreensão de como as próprias coordenadoras percebem seu trabalho educativo e a mediação curricular, suas concepções acerca do currículo da EJA e dos educandos jovens e adultos da classe trabalhadora, bem como as estratégias e resistências que produzem para mediar o currículo foram perscrutadas. A base teórico-metodológica foi a teoria crítica de currículo, a partir de Gimeno Sacristán (2000), Miguel Arroyo (2013) e Paulo Freire (1983, 1997, 2001). A compreensão dos condicionantes do trabalho educativo de mediação curricular envolveu perpassar pelo contexto social, político, econômico e educacional mais amplo, por documentos curriculares que orientam a EJA em Juiz de Fora, pela história profissional e pelas funções da coordenadora pedagógica. A análise dos dados, obtidos através de questionário e entrevista semiestruturada, revelou que, mesmo diante de vários condicionantes que limitam seu trabalho educativo, as coordenadoras pedagógicas da EJA produzem estratégias e resistências para realizar a mediação do currículo e contribuir para a construção de práticas de ensino aprendizagem que dialoguem com as realidades e as necessidades dos jovens e adultos trabalhadores. |
Abstract: | Esta investigación buscó comprender la mediación curricular de la Educación de Jóvenes y Adultos realizada por los coordinadores pedagógicos de la Red Municipal de Educación de Juiz de Fora. Así, se examinó la comprensión de cómo los propios coordinadores perciben su labor educativa y mediación curricular, sus concepciones sobre el currículo de EJA y los estudiantes jóvenes y adultos de la clase trabajadora, así como las estrategias y resistencias que producen para mediar el currículo. La base teórico-metodológica fue la teoría curricular crítica, partiendo de Gimeno Sacristán (2000), Miguel Arroyo (2013) y Paulo Freire (1983, 1997, 2001). Comprender las condiciones del trabajo educativo de mediación curricular implicó atravesar el contexto social, político, económico y educativo más amplio, a través de documentos curriculares que orientan a EJA en Juiz de Fora, a través de la trayectoria profesional y funciones del coordinador pedagógico. El análisis de los datos, obtenidos a través de un cuestionario y entrevista semiestructurada, reveló que, a pesar de varias limitaciones que limitan su labor educativa, los coordinadores pedagógicos de EJA producen estrategias y resistencias para llevar a cabo la mediación del currículo y contribuir a la construcción. de prácticas docentes enseñanza y aprendizaje que dialogan con las realidades y necesidades de los trabajadores jóvenes y adultos. |
Palavras-chave: | Coordenação pedagógica Currículo EJA Mediação curricular Coordinación pedagógica Mediación curricular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00168 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13195 |
Data do documento: | 3-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons