https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13190
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
abimaelfernandomoreira.pdf | PDF/A | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Tiago Favero de | - |
dc.contributor.referee2 | Goulart, Janaina Moreira de Oliveira | - |
dc.creator | Moreira, Abimael Fernando | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6660726220109559 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T13:45:05Z | - |
dc.date.available | 2021-08-27 | - |
dc.date.available | 2021-08-27T13:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13190 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo apresenta-se uma análise multivariada do tipo regressão múltipla envolvendo as características das escolas paranaenses e as proficiências médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) referente ao 9.º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática. Na metodologia, faz-se o uso de uma base de dados, um software, conceitos da estatística descritiva e da análise multivariada do tipo regressão múltipla para realizar em um único ambiente as funções de organização, tratamento, manipulação, execução de cálculos e análise de dados e informações. Para alocar os dados e informações utiliza-se do arquivo nomeado de Tratamento de Dados SAEP_PR 2012_2019, cujo arranjo distribui-se em treze abas nomeadas de acordo com as informações pesquisadas. Acerca dos resultados, opta-se pela descrição das abas e dos principais resultados aferidos após análise dos dados, direcionando-se maior ênfase para atender aos objetivos principal e específicos, tais como: analisar as proficiências médias das escolas da rede de ensino do Paraná, identificar as características das escolas quanto a infraestrutura material, tecnológica e pedagógica, sistematizar as possibilidades de análise numérica e pedagógicas pelo uso da estatística descritiva e, especialmente, na análise multivariada do tipo regressão múltipla. Nas conclusões apresentam-se as possibilidades futuras a que o artigo remete, como, por exemplo, a continuidade e o aprofundamento da pesquisa a partir da retomada em relação aos temas tratados e da integração com outros que estejam vinculados e possam contribuir sobremaneira com a área da Educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise multivariada | pt_BR |
dc.subject | Regressão múltipla | pt_BR |
dc.subject | Proficiência média | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Uma análise multivariada envolvendo as características das escolas paranaenses e as proficiências médias do SAEP no 9.º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License