Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13125
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
noemiadeazevedonascimento.pdfPDF/A430.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
noemiadeazevedonascimento-cadernoanexo.pdf5.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Botelho, Patrícia Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Elza Nogueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Natalino da Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorNascimento, Noemia de Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T19:56:10Z-
dc.date.available2021-08-03-
dc.date.available2021-08-03T19:56:10Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00127pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13125-
dc.description.abstractAiming to enrich the literary knowledge and the reading competence from elementary school peers, the following project presents a character of action-research intended to work with the contemporary work of Milton Hatoum’s Dois irmãos as well as with the same plot adapted for comics by Fábio Moon and Gabriel Bá. The aim of this work was to value literature as an essential tool for the formative character of individuals who are participative in their community, aware of themselves and of others. This way, reading and writing activities were created for analysis and reflection in order to make the students live through the presented plot the conflicts that reality assembles to fiction. One expected to approach the reader and plot in a way that literature found resonance on students’ life. The reading and writing activities were justified on Rildo Cosson’s (2018) basic sequence whose approach for the literary literacy includes motivation, introduction, reading and comprehension, giving opportunity to the classmates to work individually and in groups, besides to permit that each student, by inference, rewrite the end of the story sharing with classmates his/her final outcomes. A reading notebook would be used by the students and another by the teacher for the records and for comprehension in order to make them perceive and be perceived of their own growth. It is important to enhance that this research made use of the theoretical and critical considerations of some authors such as Agamben (2009), Antunes (2009), Calvino (2007), Cândido (2004), Colomer (2007), Compagnon (2010), Cosson and Paulino (2009), Dikson (2019), Marcuschi (2010), McLoud (2005), Rojo (2012) and Thiollent (2011).pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de colaborar para o conhecimento literário e desenvolver a competência leitora dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, esta dissertação, que traz em seu bojo a marca pesquisa-ação, pretendeu trabalhar com a obra contemporânea de Milton Hatoum (2000), Dois irmãos, bem como a adaptação do mesmo enredo para história em quadrinhos, de Fábio Moon e Gabriel Bá. O intento desse trabalho foi valorizar a literatura como instrumento essencial para o caráter formador de indivíduos que fossem participativos em sua comunidade, cônscios de si e dos outros. Desta forma, atividades de leitura e de escrita foram criadas para análise e reflexão, a fim de que os alunos vivenciassem por meio do enredo apresentado os conflitos existentes na ficção que se assemelham à realidade. Espera-se, com isso, aproximar leitor e obra de forma que a literatura encontre ressonância na vida do aluno. As atividades de leitura e de escrita propostas foram fundamentadas na sequência básica de Rildo Cosson (2018), cuja abordagem para o letramento literário inclui a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação, oportunizando aos aprendizes o trabalho individual e em grupos, além de permitir que cada aluno, por inferência, retextualizasse o final do enredo, compartilhando com a turma seu desfecho. Vale dizer que cadernos de leitura seriam utilizados pelos alunos e outro pela professora para o registro e interpretação das atividades propostas, com a finalidade de que o andamento das tarefas tivesse um acompanhamento palpável e fosse percebido por meio delas, o aprendizado em relação às habilidades discursivas, cognitivas e inferenciais. Este trabalho fez uso das considerações teóricas e críticas de Agamben (2009), de Antunes (2009), de Calvino (2007), de Cândido (2004), de Colomer (2007), de Compagnon (2010), de Cosson e Paulino (2009), de Dikson (2019), de Marcuschi (2010), de McLoud (2005), de Rojo (2012) e de Thiollent (2011).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepertório literáriopt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectHQpt_BR
dc.subjectMilton Hatoumpt_BR
dc.subjectLiterary repertoirept_BR
dc.subjectReading competencept_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons