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Type: Dissertação
Title: O processo inovativo nas empresas participantes do projeto ali - agentes locais de inovação -2019/2020 nas regionais Juiz de Fora e Cataguases: características, fatores facilitadores e dificultadores
Author: Oliveira, Derkian Geraldo Damasceno de
First Advisor: Bessegato, Lupércio França
Second Advisor: Monteiro, Lílian Alfaia
Referee Member: Sampaio, Danilo de Oliveira
Referee Member: Antonialli, Luiz Marcelo
Resumo: A inovação possui diferentes facetas, podendo ocorrer através da introdução de um produto ou serviço novo ou significativamente melhorado, ou um novo processo ou método organizacional ou de marketing introduzido na empresa. Independente do tipo de inovação, ao inovar a empresa objetiva aumentar sua competitividade, sendo a inovação um caminho para a empresa manter sua relevância e sobrevivência. Devido a sua relevância no meio organizacional, a inovação é tema de diversas pesquisas, sendo estudado sob diversas dimensões. No caso das micro e pequenas empresas (MPEs), o tema ainda é pouco explorado se comparado às grandes empresas devido, especialmente, à dificuldade de se obter dados e à informalidade que as atividades visando inovação assumem em empresas deste porte. A crescente importância que as MPEs assumiram na economia, o advento de novos paradigmas que impulsionaram a inovação nestas empresas, como o Open Innovation, e o início de programas governamentais de inovação voltados para as MPEs, como o Agentes Locais de Inovação (ALI), inserem as MPEs cada vez mais neste contexto de inovação e exige investigações que tratem deste fenômeno de maneira específica. Neste sentido, este estudo investiga o processo inovativo de MPEs participantes de um projeto de inovação, o ALI, em duas cidades atendidas pelo projeto, Cataguases e Juiz de Fora, buscando descrever características deste processo e identificar fatores que facilitam e dificultam a busca pela inovação nestas empresas. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva através de dados primários coletados através de questionários e entrevistas junto às empresas participantes. Os dados coletados por meio do questionário foram analisados mediante estatística descritiva e os dados das entrevistas foram analisados através da técnica de categorização. Os resultados apontam que a amostra estudada possui uma alta taxa de inovação, embasada principalmente na busca por informações de fácil acesso, tendências de mercado e visando a melhoria ou ampliação dos produtos/serviços ofertados. Sugere-se que estas inovações, no entanto, possuem baixo impacto no mercado como um todo, sendo relevantes para a adequação da empresa a novas tendências e situações. Destaca-se ainda a atuação majoritariamente individualizada das MPEs em suas atividades de inovação. Na análise de fatores que impulsionam a inovação nestas MPEs, detaca-se categoria processos e práticas visando inovação, através de práticas como a busca por conhecimentos externos, comunicação entre funcionários e observação de problemas e oportunidades no dia a dia, sendo estas práticas em suma informais, mas contribuitivas para a inovação. Em segundo lugar destacam-se as categorias Influências de mercado e a relação com atores externos. Já dentre as barreiras à inovação nestas MPEs, a categoria características organizacionais que desestimulam inovações, representada principalmente pelo excesso de trabalho rotineiro, foi a categoria mais marcante, seguida pela categoria limitações em infraestrutura, recursos e tecnologia, onde as limitações financeiras representaram uma barreira significante.
Abstract: Innovation has different facets: it can occur through the launch of a new or significantly improved product or service, or through the introduction a new organizational or marketing process in the company. Regardless of the type of innovation, when innovating, the company aims to increase its competitiveness, as innovation is a way for the company to maintain its relevance and survival. Due to its relevance in the organizational environment, innovation is the subject of several researches, being studied under different dimensions. In the case of micro and small companies, the theme is still little explored when compared to large companies, especially due to the difficulty of obtaining data and the informality that innovative activities assume in companies this size. The growing importance that micro and small companies have assumed in the economy, the advent of new paradigms that boosted innovation in these companies, such as Open Innovation, and the beginning of government innovation programs developed for micro and small companies, such as Agentes Locais de Inovação (ALI), increasingly insert these companies in the context of innovation and demand investigations that address this phenomenon in a specific way. In this context, this study investigates the innovative process of micro and small companies participating in an innovation project, the ALI, in two cities served by the project, Cataguases and Juiz de Fora, seeking to describe characteristics of this process and identify factors that facilitate and hinder the search for innovation in these companies. For this, a descriptive research was carried out using primary data collected through 60 questionnaires and 14 interviews with participating companies. The data collected through the questionnaire were analyzed using descriptive statistics and the interview data were analysed using the categorization technique. The results show that the population studied has a high rate of innovation, based mainly on the search for easily accessible information, market trends and aimed to improve or expand the products/services offered. It is suggested that these innovations, however, have a low impact on the market as a whole, being relevant for the company's adaptation to new trends and situations. Also noteworthy is the predominant ind87uuuuividualized role of these companies in their innovation activities. In the analysis of factors that drive innovation in these companies, the category Processes and practices aiming at innovation is highlighted, through practices such as the search of external knowledge, communication between employees and observation of problems and opportunities in daily routine; the practices are mostly informal but contributory to innovation. Secondly, the categories Market influences and Relationship with external actors stand out. Among the barriers to innovation in these companies, the category Organizational characteristics that discourage innovation, represented mainly by excess of routine work, was the most striking category, followed by the category Limitations in infrastructure, resources and technology, where financial limitations represented a significant barrier.
Keywords: Inovação
Micro e pequenas empresas
Gestão da inovação
Barreiras da inovação
Facilitadores da inovação
Innovation
Micro and small enterprises
Innovation management
Innovation barriers
Innovation facilitators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00115
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13110
Issue Date: 2-Jul-2021
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