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dc.contributor.advisor1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920027222039096pt_BR
dc.contributor.referee1Brum, Alessandra Souza Melett-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933pt_BR
dc.contributor.referee2Queller, Jefferson José-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Rainho, Maria do Carmo Teixeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805110945057633pt_BR
dc.creatorVeloso, Tatiana Scali Abritta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3854119025697530pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-19T13:29:28Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2021-07-19T13:29:28Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00105pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13091-
dc.description.abstractThe present work seeks to understand how the newspaper O Globo has built and deconstructed, based on photojournalistic imagetic narrative, the public image of President Dilma Rousseff, who was the Brazilian president-in-office from 2011 to 2016. Therefore, it was necessary to understand how her life trajectory directly influenced the construction of her public image by the press, as well as by political marketing and organized groups that were against the historical narrative of the Military Civil Dictatorship (1964-1985). In this sense, we sought to apprehend how the representation of Dilma as a politically dangerous woman and as a guerrilla was updated by the newspaper and divergent groups, also to be later reframed by political marketing. To meet the dictates of political marketing, Dilma Rousseff underwent aesthetic procedures to become suitable for the electoral dispute. In this way, we also investigated how these procedures softened her image, and adhered to the wardrobe of power, accepting women's suits that historically have their origin in the alternative clothing of the 19th century, adopted by suffragettes and feminists. The research covers a broad time frame, since the female imagery representation is a social and historical construct of long duration in which many stereotypes and stigmas are also perpetuated in an image discursive network. The data were verified both in the characteristics that the press attributed to Rousseff, as well as in the photographs that photojournalists produced. Hence, they compose a historical-semiotic analysis of the photographic series that were identified and analyzed in which we identify how the newspaper O Globo narrated, on its covers, the first elected Brazilian woman who occupied the position of president in the secularly masculine space of national politics.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca apreender como o jornal O Globo construiu e desconstruiu, a partir da narrativa imagética fotojornalística, a imagem pública da presidenta Dilma Rousseff no exercício da presidência da República no período de 2011 a 2016. Para tanto, fez-se necessário compreender como sua trajetória de vida influenciou diretamente na construção de sua imagem pública tanto pela imprensa, quanto pelo marketing político e por grupos organizados opositores à narrativa histórica da Ditadura Civil Militar (1964-1985). Nesse sentido, buscou-se apreender como a representação da mulher politicamente perigosa, a guerrilheira, foi atualizada pelo periódico, grupos opositores, e posteriormente ressignificada pelo marketing político. Para atender aos ditames do marketing político, Dilma Rousseff submeteu-se a procedimentos estéticos para tornar-se adequada à disputa eleitoral. Dessa maneira, investigou-se também como Rousseff suavizou sua imagem e aderiu ao guarda-roupa do poder, adotando ternos femininos que historicamente têm sua origem no vestuário alternativo do século XIX, adotado por sufragistas e feministas. A pesquisa abrange um recorte temporal amplo, pois que a representação imagética feminina é um constructo social e histórico de longa duração em que muitos estereótipos e estigmas são também perenizados em uma rede discursiva imagética. Os dados foram aferidos tanto nas características que a imprensa atribuía a Rousseff, quanto nas fotografias que fotojornalistas produziram que legitimavam essa narrativa. Eles, os dados, compõem uma análise histórico-semiótica das séries fotográficas identificadas e analisadas em que se identifica como o jornal, O Globo, narrou, em suas capas, a primeira mulher brasileira eleita a ocupar o cargo de presidenta no espaço secularmente masculino da política nacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDilma Rousseffpt_BR
dc.subjectJornal O Globopt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectO Globo Newspaperpt_BR
dc.subjectPhotojournalismpt_BR
dc.subjectPublic imagept_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleDilma Rousseff, a trajetória de uma mulher política: a primeira presidenta nas capas de O Globo (2011-2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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