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dc.contributor.advisor1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527008509444330pt_BR
dc.contributor.referee1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1638503613467825pt_BR
dc.contributor.referee2Abritta, Carolina Scali-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875126755990961pt_BR
dc.creatorRocha, Gustavo Gomes Siqueira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8715509241400248pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-19T13:24:34Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2021-07-19T13:24:34Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00101pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13087-
dc.description.abstractThe present research presents methodological alternatives to Portuguese language teaching which envolves the change from the traditional classroom method to an active method, in which the teacher assumes a role of mediator on the learning process. In more specific terms, the purpose, here managed, focuses on the textual gender “critical comment”, developed with a 7th year group of Elementary School, from a public school in the state of Minas Gerais. The main objective of this research is to analyse the managment of interaction between teacher and students on a adapted Flipped Classroom (BERGMANN; SAMS, 2016) through the application of a learning Project (MATTAR, 2017). This study is substantiaed on Conversation Analysis (KERBRAT-ORECCHIONI, 2006), theoretical assumptions of Flipped Classroom (BERGMANN; SAMS, 2016; MATTAR, 2017) and on principles of textual gender “critical comment” (MACHADO et al., 2004; ASSUMPÇÃO; KIESLICH, 2009, RODRIGUES, 2015) through the application of a Didactic Sequence (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLLY, 2004; COSTA-HÜBES; SIMIONI, 2014). The research is conducted in light of action research (ENGEL, 2000; TRIPP, 2005) ando on interaction analysis perspective gathered in classroom, guided for a collective problem resolution and on transformation objectives by which the researcher-teacher and students, participants of the situation to be investigated – the text production – are envolved on a collaborative and participative way. The results had under the qualitative approach shows the need to develop the critical sense and structuring argumentation strategies, so that students can write comments which follows it’s critical objectives.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute alternativas metodológicas de ensino de Língua Portuguesa que envolvem a mudança do método tradicional da sala de aula para um método ativo, em que o professor assuma papel de mediador no processo de aprendizagem. Em termos mais específicos, a proposta aqui empreendida focaliza o trabalho com o gênero textual “comentário crítico”, desenvolvido com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Minas Gerais. O principal objetivo deste estudo é o de analisar a gestão da interação ocorrida entre professor e alunos em uma Sala de Aula Invertida, a partir da adaptação do método denominado Flipped Classroom (cf. BERGMANN; SAMS, 2016), por meio da produção de comentários críticos através da aplicação de um projeto de aprendizagem (MATTAR, 2017). O estudo ancora-se nos pressupostos da Análise da Conversa Etnometodológica (KERBRAT-ORECCHIONI, 2006), bem como nos subsídios teóricos da Sala de Aula Invertida (BERGMANN; SAMS, 2016; MATTAR, 2017) e nos fundamentos do gênero textual “comentário crítico” (MACHADO et al., 2004; ASSUMPÇÃO; KIESLICH, 2009, RODRIGUES, 2015), a partir da aplicação de uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLLY, 2004; COSTAHÜBES; SIMIONI, 2014). A pesquisa é conduzida, em termos metodológicos, à luz da pesquisa-ação (ENGEL, 2000; TRIPP, 2005), em interface com a perspectiva da análise interacional de dados coletados em sala de aula, orientada em função da resolução de um problema coletivo e de objetivos de transformação nos quais o professor-pesquisador e os alunos, participantes da situação a ser investigada – a produção textual – estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. Os resultados indicam, sob a ótica do paradigma da abordagem qualitativa, a necessidade do desenvolvimento de estratégias voltadas à estruturação argumentativa, para que os discentes produzam comentários que, de fato, cumpram seu objetivo crítico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectAnálise da Conversa Etnometodológicapt_BR
dc.subjectComentário críticopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFlipped Classroompt_BR
dc.subjectConversation Analysispt_BR
dc.subjectCritical commentpt_BR
dc.subjectActive Learning Methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA produção de comentários críticos em contexto de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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