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dc.contributor.advisor1Proque, Andressa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481870125551267pt_BR
dc.contributor.referee1Betarelli Jr, Admir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Carolina-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSouza, Roberta-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T18:05:53Z-
dc.date.available2021-07-06-
dc.date.available2021-07-06T18:05:53Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13071-
dc.description.abstractFreight transportation plays an important role in trade flows between regions and has a network of modes that are divided into road, rail, waterway and air. The consolidation of these modes through public and private investments represents a means of growth and movement of economic activities. The objective of this monograph is to analyze the impacts of rail freight transport on the economy through the use of production, income and employment multipliers. These were calculated based on the 2010 input-output matrix released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and had as an innovation the use of the disaggregated matrix for the freight transport sector, whose work was carried out by the laboratory research group of Territorial and Sectoral Analyzes (LATES). This monograph was based on the methodology of the input-output matrix of Miller and Blair (1985) to characterize intersectorial relations and measure the impacts that the variation in final demand has on production, income and employment from the perspective of a matrix. The main results achieved projected that for rail freight transport, the increase of an additional monetary unit requires a multiplier effect of 1.98 for production, creation of 23.81 jobs and growth of 0.36 in income. The analyzes carried out on the multipliers seek to contribute to ongoing discussions and debates on the expansion of the railway network and to guide the formation of policies.pt_BR
dc.description.resumoO transporte de cargas desempenha uma função importante nos fluxos de comércio entre as regiões e conta com uma rede de modais que são divididos em rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. A consolidação desses modais através de investimentos públicos e privados representa um meio de crescimento e movimentação das atividades econômicas. O objetivo dessa monografia é analisar os impactos do transporte ferroviário de cargas sobre a economia por meio da utilização de multiplicadores de produção, renda e emprego. Esses foram calculados com base na matriz de insumo-produto de 2010 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e teve como inovação a utilização da matriz desagregada para o setor de transporte de carga, cujo trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES). A presente monografia se apoiou na metodologia de insumo-produto de Miller e Blair (1985) para caracterizar as relações intersetoriais e mensurar os impactos que a variação na demanda final exerce sobre a produção, renda e emprego sob a ótica de uma matriz. Os principais resultados alcançados projetaram que para o transporte ferroviário de cargas o incremento de uma unidade monetária adicional exige um efeito multiplicador de 1,98 para a produção, criação de 23,81 postos de trabalho e crescimento de 0,36 de renda. As análises realizadas sobre os multiplicadores buscam contribuir para as discussões e debates em curso sobre a ampliação da malha ferroviária e direcionar na formação de políticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte ferroviário de cargaspt_BR
dc.subjectMatriz insumo-produtopt_BR
dc.subjectAnálise de multiplicadorespt_BR
dc.subjectRail freight transportpt_BR
dc.subjectInput-output matrixpt_BR
dc.subjectMultiplier analysispt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.titleTransporte ferroviário de cargas e atividade econômica: uma análise a partir dos indicadores de produção, renda e empregopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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