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dc.contributor.advisor1Alves, Luiz Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741133636261219pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcomini, Raphael Fortes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7573139171025397pt_BR
dc.contributor.referee1Bortoleto, Eleir Mundim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368414282445426pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Fellipe Castro Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorVicente, Angélica de Fátima Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103712340270394pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T18:40:42Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-06-30T18:40:42Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13021-
dc.description.abstractA falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga.pt_BR
dc.description.resumoA falha em grampos de fixação tem sido frequentemente encontrada em linhas ferroviárias, o que aumentou o custo de reparo e manutenção, além de redução direta na segurança operacional. Na malha ferroviária da MRS Logística também foi detectada fratura recorrente de grampos. Sendo esse um componente crítico do sistema de fixação do sistema ferroviário moderno, busca-se identificar as possíveis causas que levaram à falha. Para isso, foi feita uma análise de falha em grampos de fixação do tipo fastclip. A partir dos estudos e ensaios realizados, foram avaliadas as influências da estrutura metalúrgica e processo de fabricação do grampo nessas falhas. Verificou-se que o material apresenta microestrutura, dureza e composição química condizentes com a especificação do aço mola utilizado e tratamentos térmicos recebidos. Foi possível identificar que, no ponto de falha analisado, o grampo apresenta uma descontinuidade geométrica e um maior grau de oxidação na superfície externa. Tais fatores podem atuar como concentradores de tensão, fazendo com que a tensão local atinja valores acima do limite de resistência do material e, consequentemente, levando à falha por fadiga.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGrampo de fixaçãopt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectAnálise de falhapt_BR
dc.subjectFractografiapt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleAnálise de falha em grampos ferroviários tipo Fastclippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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